COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Terrestre

16 de Maio, 2019 - 10:00 ( Brasília )

Operação Culminating 2020 - Capacitação de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA)

O Exército Brasileiro no rumo da Operação Culminating. Preparação dos Observadores e Controladores do Adestramento (OCA)

 

Centro de Adestramento Leste RJ
Fotos CA-Leste Comunicação Social



No período de 06 a 15 de maio de 2019, realizou-se no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) a Capacitação de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA), visando o emprego de tropas do Exército Brasileiro (EB) no Exercício de Adestramento “Operação Culminating”, a ser realizado junto ao Exército dos Estados Unidos da América, no ano de 2020.

A Operação Culminating faz parte de um acordo bilateral entre o EB e o Exército dos Estados Unidos, iniciado em 2015, no qual, dentre outros objetivos, visa o envio de uma Subunidade (SU) da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) e uma equipe de 16 (dezesseis) OCA do EB para participarem de um exercício de rotaçãono Joint Readiness Training Center (JRTC), Fort Polk - Lousiana, enquadrados num Batalhão da 82ª Aiborne Division, tropa de elite do Exército Americano, no segundo semestre de 2020.

Para a Capacitação de OCA do EB, o CA-Leste recebeu em suas instalações uma delegação composta por um representante do Exército Sul dos EUA e quatro militares do JRTC, os quais proporcionaram conhecimentos necessários para que os OCA do EB e da SU Pqdt estejam em plenas condições de participarem de um exercício de rotação junto às tropas americanas, utilizando a metodologia de preparo de tropas daquele país. 





Participaram também dessa atividade uma equipe de 27 (vinte e sete) OCA do CA-Leste, 5 (cinco) OCA do CA-Sul, além de Of e Sgt da SU 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) que será empregada na Operação Culminating.

A comitiva americana recebeu apresentações sobre as missões, possibilidades e capacidades do Centro de Adestramento Leste, bem como teve a oportunidade de conhecer a sua metodologia e os meios tecnológicos empregados nos Exercícios de Adestramento da Força Terrestre Brasileira.

Como contrapartida, a equipe do JRTC prestou relevante contribuição para os representantes do EB compartilhando conhecimentos inerentes aos seguintes assuntos:

 

- possibilidades do JRTC e metodologia aplicada nos exercícios de Rotação do Exército Americano, e,

- orientações sobre procedimentos dos OCA e sobre o preparo da SU 25º BI Pqdt para participarem de um Exercício de Rotação junto às tropas do Exército dos EUA.








Atividade de Capacitação de OCA, com a participação da delegação americana, ocorreu com um ciclo de intercâmbio de conhecimentos realizado na primeira semana e um Exercício no terreno com um Pelotão Pqdt na segunda semana, dentro um quadro tático das Operações no Amplo Espectro. Nesse contexto, o Pel Pqdt executou as seguintes tarefas: Op Aeroterrestre noturna, investimento em localidade, tiro real noturno e diurno.

Espera-se como produto dessa atividade a aquisição de conhecimentos que serão utilizados para a capacitação da tropa do EB que participará do Exercício Combinado “Operação Culminating-2020”, os quais proporcionarão subsídios que possam contribuir para a evolução do Preparo da Força Terrestre Brasileira em operações multinacionais.





Matérias Relacionadas
 

EB - US Army – Operação Culminating

O Exército Brasileiro prepara-se para um novo horizonte e novos desafios. Após mais de uma década conduzindo a Missão de Paz, Operação de ...

Brasil - EUA - 19 MAR 2017

 

EB - US Army - Operação Culminating: 25ºBIPqdt se adestra para exercício inédito

No período de 15 a 19 de abril de 2019, o 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), “Batalhão Campo dos Afonsos”, conduziu a Operação Arroio I, atividade de adestramento visando ...

Brasil - EUA - 23 ABR 2019