COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Naval

02 de Agosto, 2018 - 16:00 ( Brasília )

Marinha do Brasil inicia participação na operação “PANAMAX 2018” nos Estados Unidos


Teve início, no dia 30 de julho, o exercício multinacional “PANAMAX 2018” nos Estados Unidos da América. Neste ano, o Contra-Almirante Cozzolino foi designado Comandante da Força Marítima Componente Combinada (CFMCC) da operação que acontece até o dia 10 de agosto.

A estrutura do CFMCC conta com um Estado-Maior Combinado com cerca de 350 militares de 23 países, todos reunidos na Estação Naval Norte-Americana de Mayport, localizada em Jacksonville, na Flórida. A PANAMAX é um exercício multinacional instituído em 2003.

Um cenário fictício de crise é gerado nas proximidades do Canal do Panamá, pela ameaça de ataques oriundos de uma organização extremista violenta que afeta a livre-navegação e o comércio.

Por esse motivo, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas promulga uma resolução que estabelece uma força multinacional para o restabelecimento da segurança da navegação na aérea marítima adjacente ao canal.

“Nossa tarefa tem como propósito assegurar a livre navegação no Canal do Panamá e nas Linhas de Comunicação Marítimas associadas, bem como degradar a capacidade marítima do grupo extremista violento, criado para o exercício, que ameaça o livre trânsito naquele canal, por atos terroristas, pirataria, descaminho”, explicou o Almirante Cozzolino, Comandante da Força Marítima Componente Combinada.

Comandante de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos da América visita a Marinha do Brasil



Em 31 de julho, o Comandante de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) (equivalente ao Comandante da Marinha), Almirante John Michael Richardson, realizou visita protocolar ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Na ocasião, assistiu a uma apresentação sobre a Marinha do Brasil, conduzida pelo Oficial Anfitrião, Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, participando, em seguida, de reunião bilateral, em que foram tratados diversos assuntos de interesse entre as duas Forças.

Nesse mesmo dia, o Almirante Richardson ministrou palestra sobre o tema “Estratégia Nacional de Defesa (END) dos EUA e os esforços marítimos da Marinha dos EUA em apoio à END”, no Auditório Tamandaré, da Escola de Guerra Naval, para uma audiência composta por Oficiais-Alunos dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), além dos Almirantes, Oficiais Superiores em cargos de Comando e Direção e Oficiais-Alunos do Curso Superior (C-SUP) na Área Rio.



VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 17 DEZ, 00:05

MAIS LIDAS

Brasil - EUA