Porto de Paranaguá recebe 52 blindados transferidas ao EB

Mariana Ohde
Paraná Portal


O Porto de Paranaguá recebeu nesta segunda-feira (19) um carregamento com 52 veículos blindados que serão usados pelo Exército Brasileiro.

Os veículos foram processados no âmbito do programa de subvenção Artigos de Defesa em Excesso do exército norte americano. Periodicamente, o Exército dos Estados Unidos desativa parte de seus equipamentos de defesa considerados como excedentes e propõe a transferência do material a nações parceiras. Os blindados devem, agora, passar por uma adaptação para os padrões das Forças Armadas Brasileiras no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba.

Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21). São, ao todo, quatro tipos de veículos: 34 unidades do M-577, que tem 12 toneladas e é usado como posto de comando e ambulância; 12 unidades do M-113, de 11 toneladas e que tem como finalidade o transporte de sistemas de artilharia e tropas; quatro unidades do M-88, de 52 toneladas, usado para salvamentos e socorro pesado; e, por último, duas unidades do M-109, de 22 toneladas, que são blindados de artilharia.

Segundo o coronel Everton Pacheco da Silva, da diretoria de material do Exército, o Porto de Paranaguá foi o escolhido para a operação pela experiência na movimentação de cargas especiais das Forças Armadas.

“Sempre que trazemos peças e equipamentos de fora, usamos o Porto de Paranaguá. Além da proximidade de Curitiba, o porto tem tradição neste tipo de operação”, afirma. Em 2012, o Porto de Paranaguá fez uma movimentação parecida – na época, foram desembarcados quatro carros de combate provenientes da Alemanha.

Saiba mais:

Os EUA transferem 50 viaturas blindadas ao EB  [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter