GRUMEC e EOD da Marinha dos Estados Unidos treinam juntos durante Operação UNITAS LVI

No período de 14 a 24 de novembro, ocorreu uma série de treinamentos bilaterais entre a Equipe de Desativação de Artefatos Explosivos (DAE), do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e a equipe do Explosive Ordnance Disposal Team (EOD), da Marinha dos Estados Unidos.

Os adestramentos fizeram parte da programação de exercícios conjuntos da Operação UNITAS LVI, realizada ao longo do mês de novembro, nas áreas marítimas compreendidas entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e contou com a participação das Marinhas do Brasil, Estados Unidos, México, Chile e Peru. 

Para o Comandante do GRUMEC, o intercâmbio de conhecimentos técnicos obtidos durante os adestramentos conjuntos foi de grande valia, pois além de promover a troca de informações e experiências entre as equipes, contribuiu diretamente para a preparação do GRUMEC em ações de operações especiais para os Jogos Olímpicos de 2016.

Operação UNITAS Amphibious simula resgate a refugiados

No período de 19 a 22 de novembro, na Ilha da Marambaia (RJ), ocorreu a fase tática da Operação UNITAS Amphibious 2015. Durante o exercício, foi realizada uma incursão anfíbia, em ambiente hostil, simulando uma operação para libertar e prestar assistência humanitária a refugiados.

Para executar a fase tática da UNITAS Amphibious, os participantes foram divididos em três grupos: o Posto de Comando da Força de Desembarque, responsável pelo desembarque das tropas em determinado local, com o intuito de resgatar refugiados; o Grupo de Controle, responsável por coordenar e controlar eventos, criando situações hipotéticas e modificando cenários, conforme o andamento e as necessidades do exercício; e o Centro de Controle de Evacuados, responsável por concentrar os refugiados em determinado local, para fornecer água e comida, além de prestar assistência médica.

Participaram da Operação cerca de mil fuzileiros navais do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Peru.

Fragata “Liberal” recebe Comandante da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos

No dia 20 de novembro, durante a fase de mar da Operação UNITAS LVI/2015, o Contra-Almirante George Ballance, comandante da Quarta Esquadra da Marinha Norte-Americana, visitou a Fragata “Liberal”. Na ocasião, o Almirante americano foi recebido pelo Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, Comandante da Força-Tarefa da UNITAS.

Durante a visita, o Contra-Almirante Ballance assistiu a uma palestra sobre a capacidade do Navio e a sua atuação em missões, como a do Líbano. Por fim, visitou alguns compartimentos da Fragata, como o passadiço, o COC e o Centro de Controle de Máquinas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter