BR-SE – SJC será sede de mais um encontro entre Brasil e Suécia

No dia 31 de maio São José dos Campos receberá novamente representantes da Suécia para o Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation e a quinta edição do Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics. 

O encontro, que será realizado no Parque Tecnológico a partir das 8h00, contará com o forte engajamento de cinco Ministérios: o da Defesa (MD), o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o das Relações Exteriores (MRE) e o do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), na definição de diretrizes estratégicas para o Setor Aeronáutico e de Defesa. 

 

O Brasil é um parceiro estratégico para a Suécia e de longe o seu maior mercado exportador na América Latina. São mais de 200 subsidiárias suecas e as empresas de origem sueca estabelecidas no Brasil empregam mais de 70 mil pessoas.

Porém, existe um enorme potencial inexplorado em novos setores como, por exemplo, tecnologias de informação e comunicação e biociências. Mas também em setores tradicionais como mineração e florestal, nos quais ambos são líderes, existem grandes oportunidades para o desenvolvimento de negócios e cooperações.

Os países, que já possuem projetos em andamento, propõem para o encontro um debate sobre as perspectivas futuras para criar ambientes favoráveis a interação entre as áreas tecnológicas e científicas relacionadas com o setor aeronáutico civil e militar.

Outro ponto de intenção é a possibilidade de ampliação do leque de parcerias para segmentos tecnológicos como manufatura avançada, propulsão, biocombustível aeronáutico e eletrônica, entre outros. 

Esse é o terceiro ano consecutivo que os países se reúnem, através de dois encontros anuais, com a intenção de alcançarem projetos mais maduros tecnologicamente e não apenas os de pesquisa básica e acadêmica. 

Na agenda desse encontro, a parte da manhã será reservada para palestras e trocas de informações. Já no período da tarde, serão realizados painéis de discussão temáticos que visam identificar os desafios para um plano de cooperação sustentável e de longo prazo entre os dois países, incluindo indicação de tecnologias a serem abordadas, aspectos relativos a financiamento, interação academia-indústria, e participação de startups, SMEs e grandes empresas do Setor.

“Esse é um encontro para buscar identificar oportunidades de interesse comum aos dois países reforçando os laços de amizade e respeito mútuos”, destacou o Diretor de Planejamento Estratégico de C&T do Estado-Maior da Aeronáutica.

Em outubro, a reunião acontecerá na Suécia, aonde as discussões terão continuidade e novas ações entre os dois países poderão ser estabelecidas. 

 

Agenda do evento

(em inglês)

MAY 31 (Wednesday)

Morning

08:00 – Registration

08:45 – First Call for the Seminar

09:00 – Opening Remarks from Brazilian and Swedish representatives

09:30 – TECHNOLOGY CONTRIBUTIONS FROM THE ACADEMY

Prof. Dr. Anderson R. Correia, Aeronautics Institute of Technology (ITA)

Prof. Dr. Petter Krus, Linköping University (LiU)

10:10 – PERSPECTIVES ON THE AERONAUTICS MARKET

Dr. Dimas Tomelin, EMBRAER

Dr. Henrik Jonsson, SAAB

10:50 – Coffee Break

11:10 – THE FUTURE OF DEFENSE AEROSPACE TECHNOLOGY

Brigadier Paulo Eduardo Vasconcellos, Brazilian Air Staff

Col Axel Nilsson, Defence Material Administration (FMV)

12:10 – GRIPEN PROJECT OFFSET

Captain Gustavo de Oliveira Pascotto, Gripen Offset Agreement Supervisor, Brazilian Air Force (COPAC)

12:30 – Brunch offered by the Brazilian side at Technological Park (EC members, all Delegation of Sweden and official guests)

12:30 – Lunch at Technological Park (self service)

14:00 – PARALLEL WORKING GROUPS

16:00 – Working Groups Reports

17:10 – Closing

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter