Brasil-Russia – Ivanov fala à Imprensa na AVIBRAS

MINISTRO DA DEFESA DA RÚSSIA CONCEDE


ENTREVISTA  NA AVIBRAS

 

O Ministro da Defesa da Federação da Rússia, General Sergei Ivanov, encontra-se em visita oficial ao Brasil desde sexta-feira, 10 de outubro, acompanhado de uma numerosa comitiva formada por oficiais-generais, autoridades civis e jornalistas russos. Na tarde deste sábado, ele e o presidente da Avibras Aeroespacial, engenheiro João Verdi Leite, concederam rápida entrevista para jornalistas brasileiros e russos, no auditório da empresa, em Paraibuna, sábado 11 Outubro, São Paulo.

Abrindo a coletiva, o Ministro Sergei Ivanov fez um agradecimento ao presidente da Avibras, pela visita que realizou as instalações da empresa, na parte da manhã, e também declarou sua impressão pessoal sobre a companhia brasileira.

A entrevista durou cerca de meia hora, em razão da apertada agenda do visitante, que por volta das 15:00 horas embarcou com sua comitiva para o Rio de Janeiro. Na segunda-feira, dia 13 de outubro, ele deverá estar retornando para Moscou.

General Sergei IvanovPrimeiramente, eu quero agradecer a gentileza da visita organizada pelo senhor João Verdi Leite aqui na Avibras, uma das maiores fabricantes de armamentos não só do Brasil, mas também do mundo. Na minha opinião, o lema que está na bandeira brasileira, Ordem e Progresso, corresponde totalmente à posição desta companhia. Para mim foi interessante ver o posicionamento prático da empresa, onde me foi mostrada, com toda abertura, não apenas sua produção atual, mas também seus projetos e perspectivas. Outro aspecto que considerei importante e interessante foi saber que a Avibras, uma companhia privada, está interagindo com o governo brasileiro, unindo os seus interesses aos do Estado.

Durante a visita, discutimos as perspectivas da cooperação futura entre as empresas do complexo industrial militar da Rússia e a Avibras. Conversamos sobre as possibilidades de comércio, desde a compra e venda dos equipamentos a produzir, à cooperação tecnológica de alta esfera, tanto de aplicação puramente militar, como de produtos, inclusive para trabalhar mercados de terceiros países.

A cooperação com a Avibras está selada, através da Rosoboronexport, e nesta visita complementamos ativamente com o senhor Verdi Leite o desenvolvimento desse trabalho conjunto. E devemos conversar mais, sobre perspectivas maiores nessa cooperação, ou seja, como vamos desenvolver as tecnologias e como deverá ficar o mercado, que nesta visita ficou bem demonstrado. Muito Obrigado.

Engenheiro João Verdi Carvalho LeiteEu só tenho a agradecer as palavras do senhor ministro. Essa visita nos honrou muito e esperamos ter uma boa cooperação para todos. Obrigado.

Imprensa da Rússia – Gostaria de dirigir uma questão tanto para o senhor ministro quanto para o senhor presidente da Avibras. Como os senhores estimam as chances de concretizar essa cooperação na esfera tecnológica, cujo primeiro objetivo é o desenvolvimento do avião Su-35?

Ministro Sergei IvanovQuando eu falei de tecnologia na minha introdução, eu tinha em mente algo mais abrangente. O Su-35 não é uma tecnologia a ser desenvolvida, já é um equipamento pronto, de propriedade de uma empresa russa, inclusive o direito intelectual. Sobre a licitação, foi colocada uma pergunta na conferência de imprensa, em Brasília, em que o senhor ministro da Defesa do Brasil informou que vencerá o melhor. Neste caso a concorrência é muito disputada e tudo pode acontecer. A competição nesse mercado é muito forte e dela participam companhias poderosas em seus respectivos países, uma realidade no mundo. Eu posso dizer que a nossa impressão é que a licitação brasileira é bem transparente, aberta e com condições iguais para todos os participantes. A aplicação da tecnologia depende tanto de um lado quanto do outro para fabricar o seu produto, só que é uma questão de futuro.

Engenheiro João Verdi LeiteEu endosso as palavras do senhor ministro. Essa concorrência está em curso e nós temos feito um esforço conjunto bastante valioso. É uma concorrência pesada e só futuro vai dizer se nós sairemos vencedores. Obviamente, gostaríamos de dizer que de nossa parte queremos contribuir. Hoje, mais do que nunca, eu tenho a certeza de que no futuro teremos várias avenidas de cooperação tecnológica.

DefesaNet – Ministro, o senhor chegou ontem e a tarde participou de reunião em Brasília com autoridades brasileiras. Qual foi a impressão que o senhor teve desse encontro e o que o Brasil poderia efetivamente colaborar com a Rússia dentro do acordo que foi assinado entre os dois países em abril do ano passado?

Ministro Sergei IvanovPrimeiro, eu quero dizer do meu prazer em ver aqui um representante de um jornal de tecnologia e defesa, é muito bom saber que o Brasil tem uma publicação nesse campo. É muito bom saber que o Brasil tem uma publicação assim. Sobre o Memorando de Entendimento de 2002, trata-se de um documento que estabeleceu um marco de cooperação entre o Brasil e a Rússia, possibilitando que as duas partes não fiquem limitadas só ao setor aeroespacial. O Memorando nos dá a possibilidade de cooperação em qualquer área de interesse mútuo. Alguns campos de cooperação já estão definidos: as tecnologias aeroespaciais, navais e em outras direções, mas ainda é prematuro falar sobre isso.

Jornal Gazeta Mercantil – Ministro, nesta nova fase da concorrência da FAB o governo da Rússia pretende incluir na proposta de offset das empresas uma parceria mais intensa de tecnologia na área de lançadores de satélites e outras tecnologias que possam interessar ao programa espacial brasileiro. Ainda nesta pergunta, o senhor chegou a conversar com o ministro Viegas alguma coisa relacionada à venda de componentes da plataforma inercial do VLS, já que os primeiros protótipos foram equipados com plataformas inerciais russas? Para o próximo protótipo, eles não teriam como desenvolver isto a tempo de lançá-lo no prazo que foi estimado pelo presidente Lula.

Ministro Sergei IvanovSobre a primeira pergunta, eu sinto que o Sukhoi-35 provoca um grande interesse entre os jornalistas. Este avião é um caça multifuncional, o que quer dizer que é um avião militar que pode desempenhar várias missões, uma grande vantagem, sem dúvida. Citando aqui o exemplo das forças armadas da Rússia, também passamos a usar aviões multifuncionais que permitam reduzir custos e nivelar os sistemas de apoio logístico, o que facilita em muito o funcionamento dos equipamentos. Quanto à segunda questão, o nosso esforço é cumprir os detalhes do que conversamos com o ministro Viegas. Eu gostaria de sublinhar que ele foi convidado a visitar a Rússia para reforçar os entendimentos. O que já discutimos sobre os lançadores de foguetes não é segredo. Mas ainda é um assunto prematuro.

Imprensa da Rússia – Ministro o senhor poderia comentar a declaração do presidente Schervanadze sobre a aplicação unilateral de acordos nucleares da antiga União Soviética?
(Nota O presidente da Geórgia, ex-província da União Soviética tem tido atritos com o atual governo russo)
Ministro Sergei Ivanov –
Primeiramente, eu gostaria de dizer que não comento declaração de chefes de qualquer Estado. O que eu posso dizer é que a nova doutrina militar da Rússia, aprovada pelo nosso presidente, o Ministério da Defesa foi o responsável por sua elaboração e preparou este documento não para desagradar ou agradar a alguém. Tudo está escrito em preto e branco.

NOTA: DefesaNet foirepresentada na entrevista pelo Sr Cosme Degenar Drumond.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter