Aeronautica Militare
Redação DefesaNet
Ver nota da FAB sobre o evento
Na Base Aérea de Istrana, Itália, na sexta-feira, 13 de setembro, na presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana, general da Força Aérea Alberto Rosso juntamente com o Chefe do Estado Maior da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Amaral Oliveira.
A celebração dos 30 anos da aeronave AMX e o 80º Aniversário da unidade 51ª Ala (Stormo).
Junto comemorou-se as três décadas da entrada em operação do AMX, a aeronave que "nesses 30 anos contribuiu para a construção de páginas muito importantes na vida aeronáutica, permitindo que a Itália se saísse bem no exterior em todas as operações de manutenção de paz, como no Afeganistão, como no Iraque, e é a aeronave que mais voou mais operacionalmente do que as outras aeronaves táticas da “Aeronautica Militare”.
No final da cerimônia, ocorreu o sobrevôo do 132 Gruppo com aeronaves AMX, que voaram ou junto com a Pattuglia Acrobatica Nazionale. Particularmente apreciada, foi a apresentação do filme nos 30 anos de vida da AMX, “Aeonautica Militare”, uma contribuição com a qual mostrou três décadas de história operacional desta aeronave que é caracterizada por um vasto uso, em operações reais e em exercícios em todos os cantos do mundo.
O AMX possui um recorde histórico: com mais de 18.000 horas voadas em operações de combate reais pela Aeronautica Militare.
Particularmente apreciado pelos muitos entusiastas foi o AMX na versão Special Color, mostrando as cores e os símbolos dos grupos de voo que usaram este avião nas últimas três décadas.
Também foi lançado o livro "30 years of AMX", produzido pelo Departamento Geral Aeronáutica – Edizioni Rivista Aeronautica.
O 51 Stormo tem o 132 Gruppo que opera aeronaves AMX e AMX-T (biplace). As principais missões do Stormo são as operações combinadas para apoiar as forças de terrestre as operações de ataque e reconhecimento (Superioridade da Informação). O Stormo também garante o treinamento operacional dos pilotos e a padronização dos procedimentos de emprego para as aeronaves AMX e, a partir de 18 de janeiro de 2017, fornece suporte técnico de logística e manutenção à célula de alarme composta para os caças Eurofighter operando em Istrana, nas missões de Defesa Aérea.
O projeto conjunto Brasil – Itália AMX
– Seis protótipos foram construídos (incluindo dois na EMBRAER)
– Itália 187 encomendados: recebidos 110 AMX (monoplace) e 26 AMX-T (biplace)
Em 2005 e concluído em 2012, pela Alenia Aermacchi a atualização da frota italiana para o padrão ACOL (Adeguamento delle Capacità Operative e Logistiche). A Força Aérea Italiana opera 35 A-11B (AMX ACOL) e 5 TA-11Bs (AMX-T ACOL)
– Brasil 100 encomendados: recebidos 56.
43 aeronaves seriam modernizadas ao padrão A-1M, pela Embraer Defesa & Segurança, até serem substituídas pelo F-39 Gripen. Projeto esteve suspenso por 4 anos devido a dificuldades orçamentárias