Cooperação entre ABIMDE e entidade indiana deve impulsionar exportações

 

As empresas que integram a BID (Base Industrial de Defesa) ganham um importantíssimo canal de comércio internacional, por meio da parceria entre a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e a SIDM (Society of Indian Defence Manufacturers), principal órgão da indústria de defesa da Índia. Este foi o tema do meeting online realizado na manhã desta segunda-feira (25/5).

 

No evento estiveram presentes os presidentes da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo e da SIDM, senhor Jayant D. Patil. Também participaram o embaixador do Brasil na Índia, André Correia do Lago; o encarregado de negócios da Embaixada da Índia em Brasília, Shri Koventhan; o adido de defesa da Índia no Brasil, Coronel Masij Lal; e o secretário conjunto do Governo da Índia no Departamento de Produção de Defesa, Sanjay Jaju.

 

Dr. Gallo falou sobre os pontos em comum entre Brasil e Índia e como a parceria entre as indústrias de defesa será importante para o crescimento econômico dos dois países. “São democracias fortes, de Constituições consolidadas, que possuem uma relação de respeito com outros países”.

 

O presidente da ABIMDE falou dos desafios da indústria de defesa nos dois países, como estimular a cadeia de suprimentos para o mercado internacional, mas destacou a possibilidade de crescimento com as novas demandas surgidas com a pandemia mundial da Covid-19. “Seremos um grupo alternativo para fornecer a outros países o que eles não conseguem produzir”.

 

O Embaixador brasileiro parabenizou a ABIMDE pela parceria com o segmento de defesa indiano e destacou a importância da visita do presidente Jair Bolsonaro à Índia, em janeiro deste ano, para a intensificação das tratativas.

 

O presidente da SIDM apontou que a parceria entre as duas entidades é “muito mais do que negócios, é a essência da união de nossos países para um assunto muito complexo. Precisamos desenvolver nossa capacidade industrial e esse setor (Defesa) é um dos mais importantes". Patil também falou da possibilidade de o primeiro-ministro indiano Narendra Modi retribuir a visita do presidente Bolsonaro.

 

Memorando de entendimentos

 

O encontro online realizado nesta segunda-feira fez parte das ações que marcam a assinatura do Memorando de Entendimentos entre a ABIMDE e a SIDM.

 

A parceria foi um dos resultados conquistados pela ABIMDE, que esteve presente na ação do governo federal, que levou uma comitiva presidencial à Índia no começo deste ano. A entidade participou do Primeiro Diálogo da Indústria de Defesa (DID), no contexto do India-Brazil Business Day, que teve como objetivo fomentar a BID (Base Industrial de Defesa) e aumentar o volume de exportações.

Matéria Relacionada

BR-IN – Brasil vai assinar dois acordos de defesa com a Índia, diz secretário

Governo estima aumentar exportação de armamentos ao país para US$ 1 bi em 5 anos

DefesaNet Janeiro 2020

Brasil e Índia assinam acordos bilaterais, incluindo bioenergia e segurança cibernética

DefesaNet Janeiro 2020

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter