ABIMDE – Nova Diretoria Velhos Desafios

 

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


Na tarde de 31 de Janeiro, na sede do 8º Distrito Naval, na cidade de São Paulo, assumiu a nova Diretoria da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), para o biênio 2013/2014.

O novo diretor-presidente da ABIMDE é Sami Youssef Hassuani, presidente da AVIBRAS, tendo como vice Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, vice-presidente da Condor.

Na oportunidade também foi empossada a diretoria do Sindicato da Indústrias de Material de Defesa (SIMDE), assumindo a presidência o Sr Carlos Erane de Aguiar, presidente da empresa Condor.

Coube ao Brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB, na oportunidade representando o Ministro Celso Amorim, empossar ambas as diretorias.

Também presentes á solenidade as seguintes autoridades: General-de-Exército De Nardi (CEMCFA), General-de-Exército Adhemar (CMSE), Tenente-Brigadeiro Azevedo (CEMAER), General-de-Divisão Mattioli, VA Bezerril, entre outras autoridades militares. A Deputada Federal Perpétua (Comissão de Relações Exteriores e Defesa) e representantes de empresas nacionais e estrangeiras membras da ABIMDE e SIMDE.

O Gen De Nardi liderou a comitiva brasileira de militares e industriais na visita à Rússia, na semana passada.

Tanto o atual presidente, em exercício, Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, enumerou as realizações porém os desafios. O que foi reforçado tanto pelo novo presidente da ABIMDE Sr. Sami Hassuani, do SIMDE, Sr Erane Aguiar, e Dr. Jairo Cândido, ao ler mensagem do presidente da FIESP, Sr Paulo Skaf.

O novo presidente Sami mencionou a DefesaNet os desafios, como na área de segurança dos grandes eventos que até o momento o governo não emitiu o seus requisitos e possíveis demandas (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olímpiada).

Na área de defesa os Projetos SISFRON, PROTEGER e Defesa Antiaérea avançaram. Por outro lado os grandes programas F-X2 e PROSUPER estão sem uma previsão.

O Gen Mattioli informou, que Lei n.º 12.598, de 22 de março de 2012, que estabelece normas especiais para compra, contratação e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa, dispondo ainda sobre regras de incentivo à área estratégica desse mercado, terá sua publicação no Diário Oficial nos próximos dias.

Essa lei cria a figura da empresa estratégica de defesa – EED (empresa de interesse especial de nação) e estabelece normas para o RTID (Regime Tributário das Indústrias de Defesa), o qual desonera as companhias do setor nas vendas dos seus produtos ou serviços para o governo.

No evento a ABIMDE homenageou o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, cabendo ao seu Diretor o VA Bezerril receber a honraria.

A ABIMDE, maior e mais importante entidade representativa do setor de defesa no país, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega 180 empresas do setor de material de emprego militar e de segurança com a finalidade de patrocinar, promover, e representar seus interesses e objetivos comuns, visando o engrandecimento social e econômico do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter