COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Naval

18 de Março, 2020 - 10:00 ( Brasília )

GESPI entrega embarcações blindadas modelo Aruanã para a Secretária de Segurança Pública do Amazonas


Devido ao sucesso da embarcação entregue aos Fuzileiros Navais e suas operações, a GESPI acaba de entregar para a SSP/AM (Secretária de Segurança Pública do Amazonas) duas embarcações com todas customizações implementadas solicitadas pela Secretária, tais como blindagem; alta motorização; suporte logístico; suportes para armamentos e equipamentos optrônicos, como visão termal. Até julho, a SSP/AM receberá mais três embarcações do mesmo modelo.

Como a Amazônia em sua maioria é composta por sua grande floresta latifoliada fechada, há uma grande dificuldade em manter o controle de entrada de drogas, já que esta área é destacada como área de trânsito e os rios da região são frequentemente aproveitados por embarcações carregadas de drogas. Assim, operações com lanchas blindadas Aruanã contra o narcotráfico se fazem necessárias nos rios e fronteiras da Amazônia.

“É uma honra poder contribuir com equipamentos que vão prover mais segurança e confiança aos nossos policiais e a nossa sociedade no enfrentamento da criminalidade. ”, informou Orlando Picolini, Vice-Presidente Executivo da GESPI. A embarcação Aruanã fabricada pela empresa GESPI é uma plataforma multipropósito leve e rápida, podendo ser configurada e customizada conforme a necessidade de sua aplicação (resgate, patrulha, interceptação etc).

Configuração utilizada pelos Fuzileiros Navais

Com a Portaria Nº 3.943/GM-MD, de 24 de setembro de 2019, a Aruanã passou a ser Produto de Defesa e, portanto, pode se beneficiar da Lei 12.598 de 21 de março de 2012. Todo o projeto visa atender as peculiaridades do uso militar de lanchas rápidas nos rios da Amazônia e assim combater as atividades de narcotráfico.

A GESPI é uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), conforme Portaria 249 do Ministério da Defesa de 30 de janeiro de 2015. Sediada em São José dos Campos, atua há mais de 45 anos no mercado onde desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 03 JUN, 20:00

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa