Collins Aerospace participa da “Girl to Engineering” em SJC

 

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
PM São José dos Campos

Um grupo de 40 alunas das escolas municipais de ensino fundamental Professor Luiz Leite e Possidônio José de Freitas, ambas localizadas no bairro Galo Branco, região leste de São José dos Campos, participou da Introduce a girl to engineering.

Organizada pela Collins Aerospace, um dos maiores fornecedores de produtos aeroespaciais e de defesa, sediada em West Palm Beach, Flórida, a atividade internacional reuniu estudantes da rede municipal e tem como principal objetivo promover a participação feminina na área de Ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Por meio de um tour no escritório da Collins, as meninas puderam realizar atividades, compartilhar conhecimentos, experiências e saber um pouco mais sobre a engenharia aviônica.

Curiosidades e descobertas

Aluna do 9º ano da Emef Luiz Leite, Raissa de Lima descobriu muitas curiosidades sobre a engenharia.

“A experiência foi bem legal, todas as meninas deveriam passar por isso. Eu não conhecia as funções de um engenheiro. Descobri que, além de planejar e executar, existem muitas outras funções”.

Além de novos conhecimentos, Joyce Ellen da Silva, aluna do 9º ano da EMEF Possidônio José de Freitas destacou a interação entre as alunas. “Foi uma atividade de conhecimento e interação. Achei muito legal juntar meninas de duas escolas. O que eu mais gostei foi do setor de manutenção”, afirmou a estudante.

As alunas ainda tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios e departamentos da empresa e espaço de simulação de voos, além de ter contato com mulheres atuantes na área de Engenharia e meninas que fazem parte da equipe do Brazilian Storm.

O evento aconteceu em outras 55 sedes da Collins, totalizando a participação de 2.300 meninas.

Pesquisa

Segundo pesquisa divulgada durante da apresentação pela Collins Aerospace:

• Apenas 20% dos alunos de engenharia são mulheres

•  Apenas 15% dos alunos de ciências da computação são mulheres

•  Apenas 29% das jovens brasileiras escolhem um curso de Exatas

•  Apenas 9% das CEO (Chief Executive Officer) no mundo são mulheres

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter