Atech integra comitiva presidencial em visita oficial à Índia

A Atech S.A., empresa do Grupo Embraer, integra a delegação de empresários que acompanhou a comitiva da Presidência da República em visita oficial à Índia. Além de encontros com entidades governamentais daquele país, os empresários participaram do Seminário “1º Brazil-India Defence Industry Dialogue”, realizado no dia 27 de janeiro.

O Seminário foi aberto pelo secretário de Produtos de Defesa (Seprod), Marcos Degaut, ligado ao Ministério da Defesa, e pelo secretário de Defesa da Índia, Ajay Kumar.

A Atech foi representada pelo Diretor de ATM, Marcos Resende, e por Vinicius Meng, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios de Defesa na área Internacional, que reforçaram a importância da presença das empresas brasileiras para a conquista de novos mercados ou mesmo o fortalecimento da presença do Brasil, em sintonia com a cooperação Brasil-Índia.

“Principalmente na área de Defesa, contarmos com a chancela do governo federal para possíveis acordos bilaterais é fundamental”, destaca Resende.

A Atech já possui negócios na Índia e busca fortalecer ainda mais essa parceria. Em 2019, a empresa concluiu a implantação do SKYFLOW – sistema avançado de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) de última geração com emprego de tecnologia 100% brasileira, para a Índia. Os testes finais, certificações e os aceites por parte do cliente foram concluídos em dezembro de 2019.

Com isso, a Índia passa a ser a sétima região no mundo a contar com um sistema para gerenciar o tráfego aéreo. Além da Índia, somente Estados Unidos, Europa, Austrália, África do Sul, Brasil e Japão contam com sistemas exclusivos como o SKYFLOW. O sistema SKYFLOW, da Atech, integra os dados de intenções de voos futuras das companhias aéreas, aeroportos e dados de órgãos de controle, incluindo dados de posicionamento das aeronaves, com informações de planos de voo e da situação operacional dos aeroportos e auxílios a navegação e comunicação, essenciais para a otimização do fluxo de tráfego aéreo.

Com esta integração, o sistema permite que os órgãos de controle do tráfego aéreo atuem para equilibrar a demanda de voos com a capacidade operacional, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e pontualidade dos voos. Entre as vantagens do sistema estão: redução dos atrasos nos voos; melhorias na malha aeroviária da Índia; economia de combustível das aeronaves; melhor coordenação do tráfego aéreo; maior segurança e eficiência nos voos.

Além disso, o SKYFLOW permite que o país atenda ao crescente aumento da demanda, que gira em torno de 187 milhões de passageiros, de acordo com dados de 2017-2018. O SKYFLOW é a versão internacional do SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) que já opera no Brasil desde 2012, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), fruto de investimentos em pesquisa e desenvolvimento junto ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter