ABIMDE completa 34 Anos

34 anos fortalecendo a indústria de Defesa e Segurança, lutando por uma política pública e fiscal mais justa e que contribua para o desenvolvimento do setor e a soberania nacional.

Esse é o objetivo da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), que acaba de completar 34 anos, como uma das entidades mais fortes e representativas do país. O que começou com 9 empresários, em 1985, atualmente, se transformou em cerca de 200 empresas associadas.

Nesses 34 anos, a ABIMDE teve participação direta no fortalecimento do setor e na garantia da Segurança Nacional, que só vem sendo reforçado pela valorização que o governo brasileiro vem emprestando à Base Industrial de Defesa (BID), aliado ao preparo cada vez maior das indústrias e cadeias produtivas do setor.

A BID nacional é responsável pela movimentação de cerca de R$ 200 bilhões, ou 4% do PIB. O setor gera mais de 60 mil empregos diretos e 240 mil empregos indiretos, segundo dados do estudo desenvolvido pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a ABIMDE, em 2015 (dados de 2014).

Um dos momentos importantes dessa história de sucesso aconteceu em 2008, quando a Estratégia Nacional de Defesa foi apresentada pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.708, de 18 de dezembro, dando nova perspectiva ao setor e definindo as políticas e orçamentos de médio e longo prazos, consolidando, assim, uma política nacional de valorização da indústria de defesa e que vislumbra, em última instância, a soberania nacional. Dentre outros objetivos, o projeto determina a “reestruturação da indústria brasileira de material de defesa com o propósito de assegurar que o atendimento das necessidades de equipamento das Forças Armadas apoie-se em tecnologias sob domínio nacional”.

Para ABIMDE, hoje, um dos principais compromissos com seu público é a modernização da entidade para atender às demandas atuais do mercado nacional e global e com uma atuação voltada a contemplar todos os associados de maneira indistinta.

“Acreditamos que um Brasil soberano, uma BID pujante e uma associação altiva e representativa são elementos indissociáveis. Juntos, continuaremos fazendo a diferença para o setor”,destaca o presidente da Associação, Roberto Gallo.

Segundo ele, a ABIMDE está estreitando, cada vez mais, a interlocução com todas as esferas governamentais e com entidades setoriais para garantir políticas públicas aderentes à necessidade do mercado e que priorizem os investimentos da indústria nacional.

Ao completar 34 anos, a missão da entidade continua: congregar, representar e defender os interesses das empresas associadas, contribuindo na formulação de políticas públicas para o setor de Defesa e Segurança e para a criação e manutenção de uma Base Industrial, Logística, Científica, Tecnológica & Inovação forte e saudável, voltadas para a Defesa e Segurança, em consonância com os objetivos de soberania nacional e da Constituição Brasileira.
 

PARABÉNS E OBRIGADO A TODOS que fazem parte dessa história

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter