ESG – Campus Brasília realiza Workshop sobre aquisições de defesa


ASCOM ESG BsB
Fotos: Keven Cobalchini/MD

 
Com o objetivo de levantar os desafios e as perspectivas para a questão do futuro dos projetos estratégicos das Forças Armadas, o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou o I Workshop de Aquisições em Defesa com o tema Projetos Estratégicos: austeridade, demandas e priorizações.

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, os participantes debateram sobre os desafios e as perspectivas para a questão do futuro dos projetos estratégicos das Forças Armadas.

Na abertura do Workshop, o Comandante do Campus Brasília, Gen Bda Wilson Lauria falou que a realização do evento é importante para iniciar os debates sobre o tema entre as Forças Armadas. “No fim deste ano, deve ocorrer um seminário internacional sobre o tema, no Rio de Janeiro”, informou.

O campus do Rio de Janeiro está em processo de formação para instaurar o Instituto de Capacitação de Aquisição de Defesa. De acordo com o professor do magistério superior da ESG, Peterson Ferreira, o workshop é uma oportunidade para que militares das três forças possam se conhecer e trocar conhecimento. “É uma iniciativa para fortalecer a área. Primeiro passo para preparar essa sequência de debates que ESG quer fazer, para começar essa discussão tão importante”, destacou.

No primeiro dia, o debate foi sobre “Os Recursos escassos e mudanças com foco operacional”; no dia 12/09, os participantes discutiram sobre “O competitivo mercado internacional de produtos de defesa e o acelerado avanço tecnológico”; e no último dia do Workshop, o tema foi “Processos de priorizações, previsibilidade de encomendas e regularidade de investimentos”.
A oficina contou com a presença doas seguintes autoridades:

– Chefe de Estado-Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP/FAB), Brig José Augusto Crepaldi Affonso;
–  Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx), Raphael Camargo Lima;
– Chefe da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (Agitec/EB), Cel Juraci Ferreira Galdino,
– Coordenador do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D/UNICAMP), Marcos José Barbieri;
– Gerente do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (Depfin/MD), Cel Diógenes Lima Neto, e,
– Diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha, Alte Jayme Teixeira Pinto Filho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter