COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Terrestre

04 de Maio, 2018 - 08:00 ( Brasília )

ASTROS 2020 - Comitiva do Exército da Indonésia visita o Forte Santa Bárbara

Forte Santa Barbara começa a assumir sua missão de propagar conhencimento em Sistema de Mísseis e foguetes.

 

Fonte EPEx

 

No dia 25 de abril, o Forte Santa Bárbara, localizado em Formosa (GO), recebeu a visita da comitiva de militares do Exército da Indonésia, entre eles o Comandante do Exército do país, General de Exército Mulyono.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o Programa ASTROS 2020, Programa Estratégico do Exército, que busca a dissuasão extrarregional para a defesa do Brasil e a estrutura e organização do Forte Santa Bárbara. O Sistema ASTROS, uma tecnologia 100% brasileira, também é utilizado pelo Exército da Indonésia.

A comitiva participou de uma palestra institucional sobre o funcionamento e estrutura do programa. Na ocasião os visitantes puderam conhecer as instalações do Forte Santa Bárbara.

A comitiva do país amigo foi recebida pelo Gen Bda Neiva, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), pelo Gen Bda Barreto, Gerente do Programa ASTROS 2020 e pelos Comandantes das Organizações Militares que integram, atualmente, o Forte Santa Bárbara.

A comitiva do país amigo foi recebida pelo Gen Bda Neiva, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), pelo Gen Bda Barreto, Gerente do Programa ASTROS 2020 e pelos Comandantes das Organizações Militares que integram, atualmente, o Forte Santa Bárbara.

Durante a visita a comitiva teve a oportunidade de verificar o desempenho dos 25 militares do Exército da Indonésia que realizam o Estágio Internacional de Operações do Sistema ASTROS de Mísseis e Foguetes, conduzido pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, desde o dia 23 de abril.

O intercâmbio visa à troca de conhecimentos referentes à operação e manutenção do Sistema ASTROS, além de estreitar os laços com os militares daquele país.

Segundo o TC Carvalho, Comandante do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, o intercâmbio entre países é uma oportunidade de elevar o nome do Centro de Instrução e transformá-lo em uma referência para o Exército Brasileiro. “A ideia é realizar no próximo ano mais estágios internacionais”, adiantou o Tenente Coronel.

De acordo com o Gen Bda Neiva, é extremamente positivo o estágio para a troca de conhecimento. “A experiência projeta o país e valoriza a indústria nacional”, disse o General.

Os militares da Indonésia, que participam do estágio, permanecem no Forte Santa Bárbara até o dia 18 de maio






Troca de presentes entre os dois Exércitos

 

Matéria Relacionada

Avibras destaca-se em tradicional desfile militar na Indonésia DefesaNe Link



 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


DQBRN

DQBRN

Última atualização 20 JUL, 11:40

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa

5
25 JUN, 15:20

RIDEX - SAAB e DAMEN