MANSUP – SIATT entrega Subsistemas do míssil à Marinha do Brasil

Na manhã do dia 10 de abril último, a SIATT concluiu os testes finais e entrega à Marinha do Brasil dos três subsistemas do MANSUP – Míssil Antinavio Nacional, versão de Superfície, sob sua responsabilidade:

– o Compartimento de Vante;

– o Compartimento de Ré, e,

– a CCI – Cabeça de Combate Inerte.

 

 

Compartimento de Vante – Foto SIATT

 

 

Compartimento de Ré – Foto SIATT

 CCI – Cabeça de Combate Inerte – Foto SIATT 

Os dois primeiros subsistemas compõem o SGNC – Sistema de Guiagem, Navegação e Controle do míssil. O Compartimento de Vante engloba o Computador de Guiagem, que controla todo este sistema e dois importantes sensores utilizados como referência: uma Unidade de Navegação Inercial, também conhecida como Plataforma Inercial, fornecida pela própria Marinha do Brasil, e um Altímetro, que realiza medidas da altitude de voo do míssil em relação ao nível do mar.

Completa o SGNC um conjunto de baterias que garante a alimentação elétrica de seus circuitos durante todo o período de voo livre do míssil.

O Compartimento de Ré contém as superfícies aerodinâmicas móveis (profundores) que realizam as mudanças da direção de voo do armamento, os atuadores (motores) que movimentam tais superfícies, uma bateria e dispositivos que realizam a interface com o lançador do navio.

A CCI – Cabeça de Combate Inerte é uma versão especial da carga útil do armamento utilizada durante seus ensaios de qualificação. Ela abriga um Transmissor de Telemetria, cuja função é transmitir dados de voo do míssil durante seu lançamento. Recebidos por uma estação de recepção de telemetria, tais dados possibilitam análise e avaliação do funcionamento do armamento desde o início da sequência de disparo até o impacto/passagem pelo alvo.

A CCI também engloba o DSA – Dispositivo de Segurança e Armar, componente que garante o acionamento da carga útil do míssil após ele ter alcançado uma distância de segurança do navio lançador.

A entrega destes modelos funcionais dos subsistemas significa um avanço significativo no Programa MANSUP. Eles serão destinados a testes de integração do míssil completo e testes em navios da Marinha do Brasil. Já foi iniciada a produção das unidades para os lançamentos do MANSUP, cujo primeiro lançamento está programado para outubro de 2018.

 

Sobre a SIATT

Fundada em 2015, a Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico (SIATT) é uma empresa especializada na integração de sistemas de alto teor tecnológico, que fornece soluções para demandas dos setores de defesa e aeroespacial.

A empresa atua com:

  Armamentos inteligentes (mísseis e bombas guiadas);

– Integração de armamentos em plataformas como aeronaves, carros de combate, navios e viaturas terrestres;

–  Radares, sensores e equipamentos aviônicos; e

–  Sistemas de comando & controle e sistemas de combate.

A SIATT assumiu a sua participação no programa MANSUP em setembro de 2017.

Testes do Compartimento de Ré – Foto SIATT

 

Matéria Relacionada

Para a criação da SIATT desde a Mectron-ODT e o arranjo industrial do MANSUP recomendamos o artigo abaixo.

SIATT – Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico um novo player com experiência no mercado DefesaNet Link

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter