90 anos da CBC

Mariana Nascimento

A celebração dos 90 anos da Companhia Brasileira de Cartuchos reuniu diversos representantes das Forças de Segurança Pública e de Defesa nacionais nesta última terça-feira (8), em Ribeirão Pires.

Além de representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, o evento contou também com a presença de membros da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e do Poder Legislativo. Na ocasião, os convidados puderam conhecer a trajetória da CBC, considerada uma das maiores do segmento de munições em todo o mundo, e trocar experiências.

A apresentação dos produtos CBC destinados à Defesa e Segurança foi realizada pelo atirador de elite e campeão mundial de Sniper Vicente Paulo Ancona. Com o intuito de demonstrar a aplicação e desempenho dos diferentes calibres, assim como o efeito de cada munição produzida pela companhia, Ancona realizou uma apresentação simulando situações reais na atividade policial e militar.+

Os convidados também conheceram as fábricas de munições militares e de armas curtas, que estão entre as maiores e mais modernas do mundo, o laboratório balístico e puderam testar os produtos fabricados pela CBC com a prática de tiro ao alvo.

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcos Muller, que faz parte da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia na Assembleia Legislativa também marcou presença. Para Muller esta foi uma importante oportunidade para se atualizar mais sobre o setor e, principalmente, para entender as demandas atuais das forças policiais. "As informações que foram dadas pela companhia aqui são interessantes, até porque somos responsáveis pela cota deste segmento, então essas informações são de suma importância".

Já o general Ricardo Miranda Aversa, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, destacou a parceria de longo tempo entre a CBC e o Exército. "A CBC sem dúvida nenhuma é um orgulho nacional, na medida em que ela traz os produtos de defesa de qualidade e que são fundamentais para qualquer força armada e policial. Ter essa indústria no Brasil com toda a tecnologia que foi mostrada é um motivo de tranquilidade, orgulho e de satisfação para nós. Não é qualquer empresa que chega 90 anos com a saúde financeira em dia, com a qualidade e a variedade de produtos que a CBC oferece ao mercado, não só ao nacional, como também internacional". Miranda ressaltou ainda a importância da oportunidade do Exército de trocar experiências com vários outros segmentos que se fizeram presentes na ocasião.

O coronel da Aeronáutica Nelson Pedro Roja Junior concorda. "Esta foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e até mesmo conversar com outros represntantes das forças de Defesa sobre a melhor forma de aquisição de produtos e na padronização dos procedimentos".

De acordo com o presidente da Companhia Brasileira de Cartuchos, Antônio Marcos Moraes Barros, a produção da CBC é prioritariamente voltada para atender o mercado interno, e sempre focada no compromisso de desenvolver no País as mais avançadas tecnologias em produtos para a Segurança Pública e Defesa.

A inovação também é apontada pelo vice-presidente comercial e de relações institucionais da CBC e presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), Salesio Nuhs, como um dos principais pilares da companhia. Nuhs explica que os grupos de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha e na República Tcheca, liderados e coordenados pela CBC no Brasil, asseguram o fornecimento para as Forças Armadas e órgãos de segurança pública brasileiros de produtos em constante evolução e no estado da arte.

Para o Superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, os produtos oferecidos pela empresa no Brasil são de alta qualidade e não deixam nada a desejar para os produtos estrangeiros. "A CBC é uma das maiores empresas do Brasil, reconhecida internacionalmente, e fornecedora de produtos para a Polícia Federal. Nós temos uma satisfação muito grande do produto CBC, que nos atende de forma excelente".

Sobre a CBC

Presente em mais de 130 países, o Grupo CBC tem hoje unidades de produção no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na República Tcheca.

É líder mundial em munições para armas portáteis e um dos maiores fornecedores de munições de pequeno calibre para as forças da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter