Comando Militar do Planalto recebe novas viaturas do Sistema Astros MK-6

No dia 30 de setembro, no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), em Formosa (GO), o Comando Militar do Planalto (CMP) recebeu 11 novas viaturas do Sistema Astros MK-6, o segundo lote do Projeto Estratégico do Exército Astros 2020.

A ocasião permitiu, também, celebrar o aniversário do Grupo, com a presença de oficias-generais de Brasília, comandantes de organizações militares e autoridades civis e eclesiásticas.

Esse lote entregue estava composto por cinco viaturas lançadoras múltiplas universais, com capacidade de lançamento de até 32 foguetes em 16 segundos, a uma distância que pode chegar a 80 km. Elas são capazes de receber o foguete guiado SS-40 e o míssil tático de cruzeiro, com alcance de até 300 km.

Outras cinco remuniciadoras para o transporte de “contêineres-lançadores” de munição e o remuniciamento das lançadoras múltiplas universais, além de uma viatura posto meteorológico para auxiliar na execução dos tiros também foram entregues nessa data.

O vice-presidente de relações institucionais da Avibras, José de Sá Carvalho Júnior, entregou as chaves das viaturas ao Comandante do CMP, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, e uma placa comemorativa ao Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, que, na oportunidade, representava o Comandante do Exército.

A cerimônia também registrou a transferência definitiva do acervo da Augusta Ordem de Santa Bárbara para o 6º GMF, tornando o futuro Forte de Santa Bárbara em berço permanente dos patrimônios históricos sob a guarda da associação. Uma demonstração de tiros, ao término do evento, impressionou os presentes, diante da magnitude dos equipamentos.


Artigos recomendados a leitura:

ASTROS poderia evoluir para capacidade antiaérea – MBDA – Entrevista Sr. Patrick de la Revelière [Link]

Avibras aposta na tecnologia avançada e no mercado externo e multiplica as receitas [Link]

ASTROS 2020 – Mensagem Gen Barreto PM [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter