MD e MCTIC discutem projetos de interesse da Defesa


O ministro Raul Jungmann, reuniu-se nesta quarta-feira (22) à tarde, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab para discutir a continuidade de projetos de interesse da Defesa, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Na pauta da reunião, foram apresentados 15 projetos da Marinha, Exército e Aeronáutica que já se encontram em andamento, entre eles, o Programa Nacional de Rádios Definidos por Software (RDS), a cargo do Exército, o míssil A-Darter, sob responsabilidade da Força Aérea, e a ampliação do laboratório do navio de pesquisas "Aspirante Moura", da Marinha.

Presente no encontro, o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD), Flávio Brasílio, disse que o setor representa 3,7% do Produto Interno Bruto. "A cada R$ 1 investido em produtos de defesa, R$ 0,55 retornam para os cofres públicos em forma de tributos. É um setor dinâmico no qual há transbordamento para várias outras áreas da atividade econômica do País", justificou o secretário.

Os ministros Jungmann e Kassab vão encaminhar, em conjunto, o assunto para análise do presidente Michel Temer.

Participaram ainda da reunião, o secretário-geral do MD, general Joaquim Silva e Luna; o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial, general Claudio Duarte de Morais; o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Juarez de Paula Cunha; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, almirante Bento Albuquerque; e o chefe do VI Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Paulo Vasconcelos.

Por parte do MCTIC, estiveram presentes o secretário-executivo, Gilberto Elton Santa Fé Zacarias; o secretário de Telecomunicações, André Berge; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson Andrade; o subsecretário de Coordenação de Unidades de Pesquisa, Paulo Roberto Pertusi; e o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter