COMDEFESA FIERGS – Seminário de fornecimento para as Forças Armadas


Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


Com a presença dos três comandantes Militares de Área, Comando Militar do Sul, General-de-Exército  Antônio Hamilton Martins Mourão,   5º Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel, e V Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do-Ar Jeferson Domingues de Freitas, foi realizado no dia 17 AGO 2015 o   Seminário de fornecimento para as Forças Armadas, em Caxias do Sul, RS.

Também presente o General-de-Exército Sinclair James Mayer, responsável pela implantação do programa da Nova IMBEL.

O evento coordenado pelo COMDEFESA-FIERGS, teve o apoio  das entidades:

– Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM);
– Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e,
– Tecnoparque de Santa Maria.

O objetivo foi disseminar informações sobre as formas de acesso à cadeia de fornecimento das Forças Armadas, oportunizando a geração de novos negócios para as empresas gaúchas.

Dentre as autoridades militares e os vários assuntos ratados constaram os seguintes:

1 – "Os projetos estratégicos da Marinha do Brasil", pelo Contra-Almirante ROBERTO Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha;

2 –  "Ciência, Tecnologia, Inovação e Suporte Logístico: possibilidades, estratégias e reais situações para o Exército Brasileiro e o parque industrial do Rio Grande do Sul", pelo General-de-Brigada (ENG MIL) Mauro Guedes Ferreira MOSQUEIRA Gomes, Diretor de Fabricação do Exército;

3 – "Força Aérea Brasileira: aquisição de bens e serviços", pelo Brigadeiro-do-Ar André Luiz Fonseca e Silva, Diretor do Centro de Logística da Aeronáutica (CELOG)

4 -"A Aquisição de Materiais de Intendência e de Uniformes pela Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica", pelo Brigadeiro Intendente José Jorge de MEDEIROS Garcia, Diretor da (Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica) – SDAB;

5 – Palestra sobre catalogação nas Forças Armadas, MAJOR-BRIGADEIRO DO AR Jeferson Domingues de Freitas – V COMAR;

Também foram apresentados os cases empresariais:

1 – O Fornecimento de Viaturas AGRALE Marruá para as Forças Armadas, pelo Sr. José Alberto da Rosa de Matos, Gerente de Marketing e Vendas de Utilitários da Agrale

2 – SABRESUL Indústria Metalúrgica, pelo Sr. Eugênio Luiz Bastiani, Sócio-Proprietário.

3 – Brasil Aircrafts, pelo Sr. Andersson Beccari, Diretor e Designer.

Durante o evento da Reunião Almoço da Câmara de Comércio e Industria de Caxias do Sul, palestrou o Major-Brigadeiro-do-Ar R1 Raul José Ferreira Dias, Coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (COMDEFESA FIERGS), com o tema:  "Uma visão geral da indústria do setor de Defesa e Segurança no Rio Grande do Sul".

O Gen Bda (ENG MIL) Mosqueira, anunciou o início dos projetos da Viatura morteiro 120mm e a Viatura de Reconhecimento 8×8, dentro do Programa Estratégico do Exército Guarani. Também nos dias 25 a 27 Agosto o lançamento na Barreira do Inferno , das munições guiadas SS40 AV-GM. Também no futuro o desenvolvimento da versão guiada do foguete SS-80 (80 km alcance). Ambas dentro do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020.

Porém, nem tudo é alta tecnologia ou sofisticação. O seminário serviu para aproximar a única cooperativa agrícola que resta na cidade de Caxias do Sul, com o seu potencial consumidor a unidade do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, localizado na cidade.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter