Acordo de cooperação entre Inpi e Marinha capacita corpo técnico militar

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e a Marinha do Brasil completam em 2015 seis anos de parceria, visando promover capacitação em propriedade industrial para seu corpo técnico.

Ao longo desse período, foram oferecidas 27 ações, que registraram o total de 700 participantes, inicialmente treinados em conhecimento básico de patentes, marcas, desenho industrial, proteção de software e indicação geográfica.

Posteriormente, a parceria evoluiu para conhecimentos mais aprofundados relacionados à informação tecnológica e à gestão e comercialização de ativos de propriedade industrial.

O resultado desse extenso plano de capacitação, coordenado pela Academia do Inpi, se reflete nos depósitos de patentes feitos pela Marinha no Instituto. A parceria se traduziu, ainda, no suporte da equipe técnica do Inpi no levantamento de tecnologias para solucionar problemas técnicos de equipamentos de emprego militar.

Agora, além da continuidade das ações de treinamento, a parceria caminha para uma nova fase, com a possibilidade de participação do Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (Cedin), por meio da prospecção tecnológica, desde a concepção de projetos da Marinha.

A Marinha conta com diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, com potencial para gerar ativos de propriedade industrial. Um deles é o submarino de propulsão nuclear, cujo objetivo é defender o território marítimo brasileiro, a chamada Amazônia Azul. Outro destaque é o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que estabelece como o Brasil participará das explorações científicas nesse continente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter