SEMINDE inicia com expectativa de fortalecer Santa Maria e região como um grande Polo de Defesa

Nove meses após a primeira reunião do Polo de Defesa de Santa Maria, o I SEMINDE iniciou no fim da tarde desta segunda-feira, 17, como uma das grandes ações do grupo que busca fortalecer Santa Maria e região como um grande destaque no setor.

Reunindo militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, centros de conhecimento, forças militares da América Latina, empresas privadas e do setor público, o Seminário Internacional de Defesa tem o objetivo de abordar as principais demandas de fornecimento, obtenção e nacionalização de bens e serviços das Forças Armadas e discutir oportunidades de negócio que contribuam com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos países latino-americanos.

Autoridades destacam os potenciais de Santa Maria

Iniciando o seminário, o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Santa Maria, Vilson Serro, destacou as ações realizadas ao longo de 20 anos para que se chegasse ao momento que o município vive hoje, colocando Santa Maria no mapa do desenvolvimento, especialmente como grande polo de defesa.

Reforçando a importância do momento, a Presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, destacou o trabalho articulado das instituições de ensino, órgãos públicos e empresários, que fazem deste SEMINDE um marco na história de Santa Maria e região:

– Como é bom estar aqui e saber que nossa cidade hoje faz parte deste momento tão importante, reunindo pessoas que batalham, que se esforçam para fazer mais e fazer o melhor pelo seu país, pelo seu estado, pela sua cidade.

Para o vice presidente regional da FIERGS, Odilo Pedro Marion, que falou em nome do Presidente Heitor Muller, o SEMINDE aponta para a direção do desenvolvimento que se fortalece junto ao promissor setor de segurança e defesa.

Representando a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Christiano Ambros, lembrou o convênio firmado entre a AGDI e o Polo de Defesa de Santa Maria, que entre diversas ações, possibilitará a difusão do polo e levar o nome de Santa Maria como referência no setor para outros estados.

O Secretário de Desenvolvimento, Jaques Jaeger, que falou em nome do prefeito Cezar Schirmer, encerrou a solenidade de abertura lembrando que as ações pelo desenvolvimento estão se consolidando através da ADESM, do Santa Maria Tecnoparque e de tantas outras atividades apoiadas pela Prefeitura que tem buscado construir um município melhor para todos.

Atividades paralelas durante a tarde desta segunda

Duas atividades paralelas marcaram o início do SEMINDE na tarde desta segunda-feira. A Sala do Investidor Itinerante, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), atendeu empresas interessadas em conhecer os instrumentos de apoio do Estado, como Fundopem, Integrar-RS e linhas de financiamento do Badesul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banrisul.

Já o SEBRAE coordenou a Primeira Rodada de Negócios do Polo de Defesa de Santa Maria, reunindo 40 empresas interessadas em apresentar seus produtos a 8 organizações e instituições âncoras compradoras, entre elas a marinha, o exército e a aeronáutica. Segundo o gestor de projetos de indústria do SEBRAE, Leandro da Silva Policarpoforam realizadas 130 reuniões e a expectativa para os próximos 12 meses é gerar mais de R$1.890,000,00 em negócios no setor.

Primeiro Painel aborda a Estratégia Nacional de Defesa do Brasil

Seguindo a programação do evento, o primeiro painel trouxe a temática da Estratégia Nacional de Defesa do Brasil, mediado pelo engenheiro Jorge Py Velloso, coordenador do COMDEFESA/FIERGS.

O painel contou com três apresentações. A primeira trouxe a visão do Ministério da Defesa, com a concepção, atualidade e perspectivas da Estratégia Nacional de Defesa, apresentada pelo Brigadeiro-do-Ar Omar Juan WARA, Subchefe de Política e Estratégia da Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

O segundo tema “A visão da indústria de Defesa: Base Industrial de Defesa – BID – e sua aplicação” foi apresentado pelo Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Vice-Presidente Executivo da ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança.

E, trazendo a visão das Instituições Científicas e Tecnológicas, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, apresentou o caso do Memorando de Entendimentos firmado entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro com a UFSM.

Segundo o Vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, o SEMINDE proporciona debates que quase não aconteciam. Para Pierantoni, a aproximação dos empresários, instituições de ensino e militares só gera crescimento e desenvolvimento para uma nação:

– Soberania é intangível; globalização é um fato; e Santa Maria é um polo de excelência – concluiu.

O segundo dia de Seminário Internacional de Defesa, que acontece no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, inicia com o credenciamento, às 08h desta terça-feira (18). O primeiro painel, com o tema "Polo de Defesa de Santa Maria: o setor de defesa como vetor de competitividade regional" será mediado pelo Prefeito Municipal, Cezar Schirmer e começa às 08h30.

Marielle Flôres – Comunicação ADESM

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter