III BID BRASIL – Abertura do Evento

Foi aberta pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, a III Mostra BID-Brasil (Base Industrial de Defesa), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento reúne as maiores empresas nacionais do setor, e tem o objetivo de mostrar a capacidade da área a adidos militares estrangeiros, organizações e empresários.

O Brasil exportou em 2013 cerca de US$ 2,6 bilhões em produtos de defesa e segurança. A estimativa, baseada em estudos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), foi anunciada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, em seu discurso.

E estimou que, em 2014, as exportações alcancem cerca de 2,8 Bilhões de Dólares.

O desempenho da balança comercial em 2014 para o segmento terá incremento de 8% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABIMDE – organizadora da mostra, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio institucional do Ministério da Defesa.

Comentou que o investimento em defesa passou em 10 anos de 0,9 Bilhão para cerca de 9 Bilhões.

Celso Amorim destacou também a elevação no número de instituições participantes da feira. Houve acréscimo de 20%, com 84 empresas expositoras, “sendo que 30 delas são Estratégicas de Defesa” (EED), afirmou. “Elas são fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia brasileira. Há, inclusive, entidades que estão elaborando patentes para as Forças Armadas”, destacou.
 
Além disso, o ministro enfatizou a cooperação do Brasil com nações amigas, como é o caso da fabricação de submarinos com a França, dos caças Gripen NG com a Suécia e do míssil A-Darter com a África do Sul.

Para o diretor de negócios da Apex, Ricardo Santana, o evento traz em seu DNA a inovação. “Outros setores deveriam conhecer o que temos aqui em tecnologia”, disse. Já o presidente da ABIMDE, Sami Youssef Hassuani, ressaltou que a feira “apresenta as empresas que ajudam a desenvolver diuturnamente as nossas Forças Armadas”.

O ministro esteve acompanhado dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.
 
Equipamentos
 
Durante a abertura do evento, o diretor-presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), general Celso José Tiago, entregou para o comandante do Exército uma unidade do primeiro lote do transceptor portátil TPP-1400.
 
O equipamento separa os ruídos gerados pelo ambiente de operação de sons que devem ser transmitidos por rádio. A característica é importante para manter o usuário da tecnologia com as mãos livres e permite a comunicação em situações barulhentas.
 
Entre as especificações estão dimensões e peso reduzidos, bateria descartável ou recarregável, GPS integrado, porta USB e possibilidade de acoplagem em capacetes e máscaras auriculares.

Amorim percorreu a III Mostra BID-Brasil e viu de perto alguns dos projetos prioritários das Forças, como o lançador de foguetes Astros 2020, o blindado Guarani e o míssil Ar-Darter.
 
SERVIÇO
III Mostra da Base Industrial de Defesa
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Datas: de 2 a 6 de setembro de 2014
 
HORÁRIOS:
De 02 e 05 de setembro, das 9h às 17h (apenas para convidados)
06 de setembro: das 9h às 17h (aberto ao público – área externa)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter