COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa

24 de Março, 2014 - 23:00 ( Brasília )

OPTOVAC - Discurso de Valérie Redron


 
 

Nota DefesaNet,

Matérias relacionadas:

OPTOVAC - Inaugurada a unidade em São José dos Campos Link

OPTOVAC - Discurso de Valérie Redron Link

OPTOVAC - Discurso de Henrique Nobre Link

O Editor



Senhoras e Senhores, bom dia e bem-vindos. É um imenso prazer receber vocês para celebrar este evento.
 
Hoje gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram e apoiaram para construir a nova Optovac.
 
Em primeiro lugar, quero agradecer à Turbomeca do Brasil e, particularmente, François Haas e Michel Provost, que nos apoiaram com amplo conhecimento do Brasil, oferecendo todo suporte para a realização desse projeto.

Quero também agradecer ao Sergio Nobre que me recebeu na sua empresa e me trouxe ao Parque Tecnológico aqui na UNIVAP.
 
Agradeço ao Município de São José dos Campos, em particular o Excelentíssimo Senhor Prefeito Carlinhos de Almeida, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Sebastão Cavali e Luciana Bravo. Todos me deram o apoio necessário para instalar a Optovac em São José dos Campos.
 
Quero também agradecer ao Magnífico Reitor da Univap, Dr Jair Cândido de Melo, que nos oferece um ambiente universitário de alta qualidade, ao Eduardo Bastos e sua equipe do Parque Tecnológico por nos proporcionar um espaço totalmente adequado às nossas necessidades.
 
A Optovac passou a ser filial da Sagem em junho de 2012. Tenho o imenso privilégio e o desafio de realizar o compromisso da Sagem no Brasil: consolidar uma Base Industrial Brasileira de Defesa em  optrônica e navegação inercial a fim de batir uma relação de confiança e transparência com nossos clientes. 
 
A primeira etapa da vida da Optovac foi a mudança de Osasco para uma nova planta estruturada  em São José dos Campos, em fevereiro de 2013. A inclusão da Optovac no grupo Safran abriu perspectivas para todos os funcionários da empresa. Efetuamos um treinamento dos técnicos e engenheiros da Optovac na França desde novembro de 2012, e todos voltaram dessa experiência com entusiasmo e sede de aprender.
 
A primeira realização da Optovac foi a entrega para Helibras do primeiro sistema de controle de voo montado no Brasil para o helicóptero EC725. Graças à instalação dessa primeira linha de produção, conseguimos também capacidade de manutenção dos Pilotos Automáticos no Brasil, oferecendo aos nossos clientes, AvEx (Aviação do Exército), Marinha e Força Aérea Brasileira, suporte técnico adequado.
 
Como anunciado em setembro de 2013, o segundo passo da implementação da Optovac foi a aquisição de capacidade industrial em optrônica. A Optovac realizou este compromisso com uma linha de montagem para integrar, fazer testes e oferecer manutenção ao produtos optrônicos, e particularmente o binóculos multifuncional JIM LR. Esta transferência iniciou a introdução progressiva no Brasil duma capacidade industrial de fabricação de câmera termal, visores de observação para helicópteros, visores de tiro para veículos blindados, visores para fragatas da Marinha, periscópios para o Scorpene, e mastro de ataque para o submarino nuclear.
 
Desejamos estabelecer uma base industrial de defesa em optrônica e navegação inercial juntos com nossos clientes para atender os requisitos dos programas do Brasil.
 
Para ampliar as competências nessas duas tecnologias no Brasil, trabalhamos em parceria com Universidades e o programa Ciências sem Fronteiras.  A Optovac não é somente produção, também temos capacidade de realizar pesquisa e desenvolvimento. Optovac propôs cinco projetos para o programa Inova Aerodefesa e obteve subvenção econômica pela Finep para um deles. Em parceria com o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveremos Sistemas de Navegação Inerciais para Veículos autônomos submarinos. A tecnologia desse sistema de navegação inercial é o giroscópio HRG, última geração da tecnologia vibrante.
 
A Optovac oferece também quatro projetos de parcerias com as Forças Armadas Brasileiras, navegação inercial, Cobra 2020, visores para helicópteros e mastro de ataque para submarino.
- A Optovac propõe, em suporte do protocolo França/Brasil, parceria com o Estado Maior do Exército para o programa Cobra 2020. Uma primeira etapa desse trabalho é a realização de ensaios do sistema Felin no Brasil com a assistência técnica da Optovac. Desejamos ser a integradora do sistema de modernização do combatente com introdução das tecnologias que o Brasil necessita.

- A Optovac oferece realização de ensaios do sistema Euroflir sobre os helicópteros da Aviação do Exército com objetivo de demonstrar performance e capacidade de evolução.
- Desejamos estabelecer parceria com a Aviação do Exército para desenvolver o visor de observação e de tiro do futuro.
- Oferecemos parceria com a Marinha para o desempenho do mastro de ataque do SNBR.
 
Para dar vida a esses projetos, a Optovac contratou três engenheiros adicionais em 2013, e quatro serão chamados nos próximos meses. Desenvolvemos também competências a través de parcerias com Universidades e hoje somos parceiros de algumas das melhores Universidades do país como a USP, o INPE, a FATEC etc.
 
Quero aproveitar a oportunidade para anunciar que de 1º a 04 de abril de 2014, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em conjunto com a Optovac, promoverá o Seminário de Tecnologias de Infravermelho Aplicadas à Defesa. Nosso objetivo é disseminar conhecimentos sobre essas tecnologias bem como suas aplicações, limitações e potencialidades. Espero que muitos possam participar.
 
Outro desafio para a Optovac em 2014 é a obtenção da certificação EN9100.
 
Antes de conhecermos as instalações da Optovac, gostaria, mais uma vez, de agradecer a todos presentes: as instituições, os parceiros, os clientes e funcionários pelo caminho que juntos percorremos e os projetos que ainda vamos construir. Agradeço em particular a Bruno Even e Hervé Bouaziz que me permitem viver uma experiência extraordinária em um país aberto, dinâmico e generoso, um país onde as pessoas tem sede de aprender e de crescer.
 
Tenho certeza que poderemos desenvolver uma relação de confiança, transparente e de total parceria com nossos clientes. Confiança é fundamental para o sucesso da Optovac e para o sucesso dos programas do Brasil.



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 11 DEZ, 19:00

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa