B-777X – Novo Boeing completa primeiro voo com sucesso

 

  • Voo de 3 horas e 51 minutos marca nova fase do rigoroso programa de testes

 

 

SEATTLE, 25 de janeiro de 2020– O novo avião Boeing 777X fez seu primeiro voo hoje, dando início à nova fase de rigorosos programas de testes da empresa. Baseado no popular 777 e com tecnologias testadas do 787 Dreamliner, o 777X decolou em frente a milhares de pessoas em Paine Field, em Everett, no Estado de Washington, às 10h09, hora local, para um voo de 3 horas e 51 minutos sobre Washington antes de aterrissar no Boeing Field de Seattle.

 

"O 777X voou perfeitamente e os testes de hoje foram muito produtivos", disse o Comandante Van Chaney, piloto-chefe do 777 / 777X, de Testes e Avaliação da Boeing. “Agradeço a toda equipe que tornou o voo de hoje possível. Estamos ansiosos para as próximas etapas.”

 

O Comandante Chaney e o piloto-chefe da Boeing, Craig Bomben, nos controles, trabalharam com um plano de teste detalhado para executar os sistemas e estruturas do avião enquanto a equipe de teste em Seattle monitorava os dados em tempo real.

 

"Nossa equipe da Boeing pegou o jato de corredor duplo mais bem-sucedido de todos os tempos e o tornou ainda mais eficiente, mais capaz e mais confortável para todos", disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial. "Este primeiro e seguro voo do 777X é uma homenagem aos anos de trabalho duro e dedicação de nossos colegas de equipe, fornecedores e parceiros da comunidade no estado de Washington e em todo o mundo".

 

O primeiro dos quatro aviões exclusivos de teste de voo 777-9, o WH001, agora será submetido a inspeções antes de retomar os testes nos próximos dias. A frota de testes, que iniciou testes em solo em Everett no ano passado, passará ainda por mais uma série abrangente de testes, além de condições no solo e no ar nos próximos meses para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto.

 

O 777X É O mais novo membro da família de aernovaes de corredor duplo da Boeing, segmento no qual a empresa é líder. A aeronave consumirá 10% menos de combustível e também vai gerar 10% menos emissões. Os custos operacionais serão 10% menores que os da concorrência, graças a uma aerodinâmica avançada, à asa composta de fibra de carbono de última geração e ao motor comercial mais avançado já construído, o GE9X da GE Aviation.

 

O novo 777X também combina o melhor das cabines dos modelos 777 e 787 dreamliner, favoritas dos passageiros, com novas inovações para proporcionar UMA experiência de voo que remete ao futuro. Os passageiros vão desfrutar de uma cabine ampla e espaçosa, compartimentos superiores grandes que se fecham facilmente para acesso conveniente a seus pertences, janelas maiores que garantem visualização a partir de todos os assentos, melhor altitude e umidade na cabine, menos ruído e uma viagem mais tranquila.

 

A Boeing deverá entregar o primeiro 777X em 2021. O programa conquistou 340 pedidos e compromissos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo ANA, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines. Desde o seu lançamento em 2013, a família 777X superou a concorrência na proporção de quase 2 por 1.

 

Sobre a família Boeing 777X

 

O 777X inclui o 777-8 e o 777-9, os mais novos membros de corredor duplo, mercado na qual a Boeing é líder.

 

Número de assentos        777-8: 384 passageiros

(2 classes)                        777-9 426 passageiros

 

Motor:                               GE9X, fornecido pela GE Aviation

 

Alcance:                            777-8: 8.730 milhas náuticas (16.170 km)

                                          777-9: 7.285 milhas náuticas (13.500 km)

 

Envergadura:                     Estendida: 71,8 m (235 pés, 5 pol.)

                                           Em terra:   64,8 m (212 pés, 8 pol)

 

Comprimento:                     777-8: 69,8 m (229 pés)

                                           777-9: 76,7 m (251 pés)     

 

Para mais informações, acesse     www.boeing.com/777X

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter