Istres, 1º Dezembro 2012 – O nEUROn, o primeiro demonstrador de tecnologia Europeu de um Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV), realizou o seu primeiro voo hoje (01DEZ12), no Centro de Testes Militar Francês na Base de Istres.
O nEuron representa um triplo “first” para a Europe e as indústrias dos países participantes:
1º UCAV desenvolvido em cooperação por vários países Europeus;
1º Avião de combate discreto (stealth), e
1º Avião de combate projetado e produzido em um ambiente totalmente Digital.
A aeronave foi apresentada em Janeiro deste ano após um ciclo de Desenvolvimento de cinco anos: projeto, desenvolvimento, montagem e testes estáticos.
O Programa nEUROn
O Programa UCAV nEUROn foi lançado em 2005 pela DGA, Agência de Armamentos da França, e tem a participação dos seguintes países: França, Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suíça. Será o padrão de excelência aeronáutica na Europa.
A Dassault Aviation é o “prime contractor”, e o programa incorpora as capacidades e know-how da: Alenia Aermacchi (Itália), SAAB (Suécia), EADS-CASA (Espanha), HAI (Grécia), RUAG (Suécia) e THALES (França).
Com um cumprimentos de 10 metros, e uma envergadura de 12,5 metros e um peso vazio d e 5.000 kg, a aeronave é impulsionada por uma turbina Rolls-Royce Turbomeca “Adour”.
O nEUROn continurá a ser testado na França até 2014, quando será enviado para o campo de testes de Vidsel na Suécia, para uma série de testes operacionais. E após irá para ao campo de testes de Perdadesfogu (Itália) para outros testes, em particular disparo de armas e medição da capacidade de discreção.