FAB – Aeronáutica oferece 180 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)

Jovens que sonham em ser piloto militar podem começar a carreira pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). A Aeronáutica abriu 180 vagas para o concurso e as inscrições vão do dia 31 de maio ao dia 15 de junho, às 15h (horário de Brasília/DF). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Para ser matriculado na escola o candidato não deve ter menos de 14 anos, nem completar 19 anos até 31 de dezembro de 2013. O concurso é composto de exame de escolaridade (prova de Língua Portuguesa e Matemática), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso.

A prova escrita ocorrerá no dia 29 de julho de 2012. As cidades onde haverá aplicação da prova são: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM). Para se inscrever o obter mais informações acesse www.fab.mil.br.

Sobre o Curso Preparatório de Cadetes do Ar
O CPCAR, realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tem duração de três anos e é equivalente ao ensino médio regular do sistema nacional de ensino. O curso abrange instruções nos campos geral e militar e é ministrado sob o regime de internato.

As disciplinas ministradas no campo geral são as mesmas dos cursos do ensino médio no país, conforme orientações do Ministério da Educação estabelecidas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e legislação complementar.

A instrução ministrada no campo militar tem o objetivo de fazer o aluno conhecer e adaptar-se à vida militar, valorizando a carreira e estimulando a motivação aos ideais da Força Aérea Brasileira, educando para atitudes compatíveis à condição de Aluno da EPCAR e pautando sua conduta de acordo com os regulamentos e as diretrizes vigentes.

Os alunos que concluírem com aproveitamento do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e que forem considerados “APTOS” na inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e no teste de aptidão a pilotagem militar (TAPMIL), poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter