19 de Fevereiro, 2020 - 12:55 ( Brasília )

Aviação

'Homem avião' voa a 1.800 metros sobre Dubai


O “homem avião” francês, Vince Reffet, fez um voo a 1.800 metros de altitude em Dubai, o primeiro já realizado, anunciaram os organizadores da Exposição Mundial 2020, que patrocinaram o evento considerado como um feito “histórico”.

O voo foi realizado na última sexta-feira pelo piloto de 34 anos, muito experiente em desafios extremos.

Em um comunicado à imprensa, a Expo Dubai 2020 destacou ter alcançado com “'Jetman Dubai' (...) um feito inédito mundial em sua busca por um voo humano 100% autônomo: decolando do solo e subindo a grande altitude”.

Segundo os organizadores, Vince Reffet sobrevoou alguns metros sobre as águas do Golfo e depois subiu 1.800 metros acima do nível do mar. Então, para descer, abriu o paraquedas a 1.500 metros de altitude.

“É o resultado de um trabalho em equipe extremamente minucioso, no qual todas as etapas pequenas geram enormes resultados. Tudo foi planejado em detalhes, e estou muito feliz pelo progresso alcançado”, afirmou Reffet, citado no comunicado.

“Foi um novo passo em um projeto de longo prazo. Um dos objetivos a seguir é aterrissar novamente após um voo em altitude, sem a necessidade de abrir um paraquedas”, acrescentou.

Para realizar sua última façanha, Reffet voou com uma asa delta de fibra de carbono impulsionada por quatro mini-motores de reação. Controlado pelo corpo humano, este equipamento permite que o ‘Jetman’ atinja velocidades de até 400 km/h, planeje, mude de direção e faça ‘loopings’.

O “Jetman” francês está acostumado a alcançar recordes extremos. Junto ao seu colega Fred Fugen, atravessou no final de 2019 o famoso “Portão do Céu”, uma enorme brecha de 130 metros de altura por 30 de largura, no parque montanhoso do Monte Tianmen, localizado na província de Hunan, sul da China.