Instituto Tecnológico de Aeronáutica tem novo Reitor

Sgt Anderson, Tenente Jonathan Jayme E Tenente-Coronel Santana

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesta segunda-feira (27/01), a cerimônia de passagem do cargo de Reitor da Universidade. Na ocasião, o Professor Doutor Cláudio Jorge Pinto Alves passou a função ao Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; e do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Compareceram à cerimônia, ainda, o ex-Ministro da Infraestrutura e das Comunicações, Tenente-Coronel reformado da Força Aérea Brasileira (FAB) e um dos fundadores da Embraer, Ozires Silva; o ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e atual Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antônio Raupp; os Deputados Federais Eduardo Cury, Guilherme Derrite e Kim Kataguiri; o Embaixador do Brasil no Azerbaijão, Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz; ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica; e membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Escolhido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, da lista tríplice emitida pelo ITA, o Professor Anderson ressaltou o objetivo de sua gestão. “Pretendo entregar a Reitoria em 2024 com avanços em áreas capazes de posicionar o país na vanguarda internacional de pesquisa, tais como nanotecnologia, inteligência artificial, informática, biotecnologia, manufatura avançada, sistemas espaciais, gestão da inovação, logística, energia e sustentabilidade”, disse. 

Nos últimos anos, o Comando da Aeronáutica dedicou-se à modernização e expansão do ITA. Sobre as diversas obras em curso no Campus, o novo reitor afirma que a ideia é elevar, paulatinamente, a oferta de vagas no vestibular, de acordo com a infraestrutura disponível. 

Carreira

O Professor Anderson Ribeiro Correia é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1994-1998), Mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA (1998 – 2000) e Doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary (UCALGARY), no Canadá (2001–2004). É professor do ITA desde 2005, tendo ocupado diversas funções no Instituto, tais como Reitor, Pró-reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Chefe de Departamento, Coordenador de Cursos e Coordenador de Projetos. Despediu-se da Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para assumir a Reitoria do ITA até 2024.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Aguiar, destacou a escolha do Professor Anderson pelo Comando da Aeronáutica para liderar  Instituição. “Após um rigoroso processo de seleção, conduzido por uma comissão de alto nível, é fator de tranquilidade para a FAB, tendo em vista sua já comprovada capacidade de gestão em outras relevantes funções”, enfatizou.

Para o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica representa muito para o país. “Somos capazes de nos tornar referência na área tecnológica. Temos a Embraer aqui ao lado, muito próxima ao ITA e, incrivelmente, nos tornamos destaque nesse segmento. O nosso governo tem um compromisso com a expansão do ITA”, completou.

Novo ciclo

O Professor Cláudio Jorge, por sua vez, despediu-se da Reitoria do ITA para retornar às salas de aula. “Durante minha gestão, o ITA formou 127 novos engenheiros, além de especialistas, mestres e doutores em diversas áreas. Observamos o 3º maior contingente de candidatos ao vestibular de nossa história, computando cerca de 12 mil inscritos para 120 vagas.

Foram firmados novos acordos de parceria internacional com a França, a Alemanha, a China, o México, os Estados Unidos e Portugal. Sem dúvida, foi uma grande honra ter vivenciado tal experiência.

Afasto-me do cargo com a consciência de ter dado o melhor de mim, e feliz por deixar a Instituição nas mãos de um profissional reconhecidamente competente e experiente, capaz de levar o ITA a voos ainda mais altos”, concluiu.

Fotos: Heglas / IFI

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter