SITA anunciou que adquiriu 100% da Software Design

A SITA, principal fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, anunciou que adquiriu 100% da Software Design, empresa desenvolvedora de softwares e soluções sob medida para aeroportos, e a principal provedora de serviços de TI para o aeroporto de Nápoles.

Com esta aquisição, a SITA fortalecerá sua capacidade de ajudar aeroportos da Itália e da Europa a gerenciar e integrar a tecnologia de vários sistemas e provedores de maneira uniforme.

A Software Design traz para a SITA uma equipe de especialistas com amplo e profundo conhecimento aeroportuário, além de experiência em gerenciamento de projetos e integração de sistemas. Com mais de 50% da receita agora derivada de soluções baseadas em aplicativos, a SITA tem uma demanda crescente por desenvolvimento e integração de aeroportos.

Através da Software Design, a SITA será responsável pelo gerenciamento diário de toda a infraestrutura e aplicativos de TI no aeroporto de Nápoles. Isso permitirá que o aeroporto aproveite a experiência da SITA no processamento de passageiros e bagagens, controle de fronteiras e operações aeroportuárias para impulsionar uma grande modernização da infraestrutura digital do aeroporto.

O aeroporto de Nápoles, um dos que mais cresce na Itália, planeja aumentar seu investimento em tecnologia para ajudar a atender às demandas desse crescimento, com a SITA liderando sua implementação.

A SITA adquiriu a Software Design dos acionistas gestores da empresa e da 2i Aeroporti S.p.A, uma joint venture entre a F2i, o maior fundo de infraestrutura em operação na Itália, e a Ardian, uma das líderes mundiais em investimentos provados. Juntos, F2i e Ardian controlam uma das principais redes de aeroportos da Itália, que inclui os de Nápoles, Milão, Turim, Alghero, Bolonha e Trieste, totalizando o atendimento de 58 milhões de passageiros e 650.000 toneladas de carga anualmente.

“Os aeroportos estão implementando cada vez mais programas de transformação digital para acompanhar as rápidas mudanças das expectativas dos passageiros, bem como sua busca pela excelência operacional. Com essa aquisição, a SITA complementa sua experiência em TI no setor de transporte aéreo com a Software Design, um dos principais players do setor em aeroportos italianos. Isso permitirá impulsionar a transformação para o benefício da indústria da aviação italiana”, explica Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

Ao dar as boas-vindas à equipe de 70 profissionais da Software Design na SITA, Colella afirmou que a empresa continuaria operando no aeroporto de Nápoles, com a SITA liderando um programa de investimento e transformação para fortalecer a capacidade da equipe em aumentar sua presença nos aeroportos da Europa.

“Vemos o investimento da SITA na Software Design como evidência do excelente trabalho realizado por nossa equipe de gerenciamento. Temos certeza de que, com o novo acionista, um dos líderes mundiais em soluções de TI para o setor de transporte aéreo, a Software Design terá acesso a um novo nível de competência e desenvolvimento. O Aeroporto de Nápoles e os outros aeroportos atendidos pela Software Design na Itália e na Europa poderão oferecer uma viagem tranquila aos passageiros e, ao mesmo tempo, investir na modernização da infraestrutura digital do aeroporto”, comemora Renato Ravanelli, CEO da F2i.

Mathias Burghardt, membro do Comitê Executivo e chefe da Ardian Infrastructure, acrescentou: “A visão da Ardian Infrastructure é criar valor e sustentabilidade a longo prazo, combinando serviços digitais e ativos de infraestrutura física. Continuaremos inovando, em conjunto com a SITA, com um foco particular nos impactos ambientais e emissões de carbono.”

“Estamos ansiosos para ingressar na equipe da SITA. Essa aquisição é um passo importante para reforçar nossas capacidades de inovação e abrir novos mercados. A SITA será fundamental para nos liderar em nosso próximo capítulo de crescimento”, comentou Massimiliano Gentile, MD da Software Software.

Roberto Barbieri, CEO da GESAC, concessionária e operadora do Aeroporto de Nápoles, disse: “Em 2018, o Aeroporto de Nápoles alcançou um crescimento de 16% e hoje atende a mais de 10 milhões de passageiros. Esse crescimento requer uma nova abordagem e investimento nos sistemas digitais do aeroporto, para que tenhamos uma infraestrutura robusta a fim de fornecer uma ótima jornada para um número crescente de passageiros. Com a venda da Software Design poderemos aproveitar a experiência global da SITA.”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter