01 de Outubro, 2019 - 10:55 ( Brasília )

Aviação

Suboficiais iniciam fase presencial do curso Graduado-Master no Rio de Janeiro

Onze militares da FAB e um da Marinha do Brasil são formados para prestar assessoria direta à alta administração

Tenente Pollyana, Tenente Jonathan E Major Monteiro


Teve início nesta segunda-feira (30), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), a fase presencial do 2º Curso de Graduado-Master, voltado para a capacitação de Graduados selecionados para prestar assessoria direta à alta administração da Força Aérea Brasileira (FAB).

Onze Suboficiais da FAB e um da Marinha do Brasil foram recebidos pelo Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.

Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a um vídeo institucional com as palavras do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também estiveram presentes o Adjunto da 1ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica e Gerente do projeto Graduado-Master, Coronel Aviador Glauco dos Santos Cândido e a Chefe da Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas, Tenente-Coronel Pedagoga Estela de Magalhães Ambrosio Perez.

De acordo com o Coronel Glauco, as novidades do curso para o ano de 2019 incluem uma fase do curso na modalidade Ensino à Distância (EaD), o incremento para nove semanas de aulas presenciais e a presença de um Suboficial da Marinha.

“O curso do Graduado-Master está alinhado com as melhores práticas de ensino, tanto no aspecto da metodologia quanto no material cognitivo que é aplicado nos cursos para Graduados que prestam assessoria à alta administração, em comparação as outras Forças Aéreas no mundo", afirmou.

Segundo a Tenente-Coronel Estela, conteúdos também foram inseridos para que os próprios Graduados-Master, hoje no exercício da função, possam contribuir na formação dos alunos.

“Como eles são de diversas áreas e especialidades, muitos não trabalharam com ferramentas especificas de apoio à decisão. Então nós iremos realizar um trabalho de nivelamento desse conhecimento, com aplicação interativa de práticas modernas”, explica.

Serão inseridas, também, aulas de Etiqueta e Gestão de Processos, além de terem mais tempo para desenvolver o ensaio acadêmico durante a carga horária do curso.

Capacitação

O Graduado-Master é fruto de estudos realizados pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), com vistas a proporcionar uma nova dimensão de oportunidades e desafios ao Corpo de Graduados, e que, juntamente com o Projeto Educação Continuada, compõe o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados.

Os militares selecionados são responsáveis por liderar, manter equipes unidas e incentivar comportamentos responsáveis de todos os integrantes da tropa.



Fotos: Soldado Patrick Silva / UNIFA


VEJA MAIS