Comandante da Aeronáutica ministra palestra para os alunos da EPCAR

Ten Raquel Alves E Cap Monteiro


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra, nesta segunda-feira (20), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), durante participação em mais um dos eventos alusivos aos 70 anos da Escola.

O Oficial-General falou sobre chefia e liderança aos futuros oficiais da FAB. O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros e do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

O Comandante da Aeronáutica iniciou a exposição destacando as características inerentes aos líderes bem-sucedidos e às particularidades do perfil dos oficiais da FAB.

Dentre os requisitos para o exercício da liderança, ele citou a inteligência, a coragem, o preparo contínuo e a disciplina. “Pautem suas condutas em três pilares: ética, moral e competência profissional”, ressaltou.

A apresentação contou ainda com vídeos institucionais e motivacionais. O Comandante da Aeronáutica, ao final da palestra, parabenizou os alunos pela escolha profissional. “Parabéns a todos que chegaram até aqui e que continuarão suas carreiras na Força Aérea Brasileira. Vocês serão os próximos, em breve, a comandar, chefiar e dirigir as nossas organizações militares. Sejam felizes nessa belíssima jornada”, disse.

O Oficial-General recebeu uma lembrança dos alunos da Escola. A aluna do primeiro ano e primeira colocada no Exame de Admissão para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019), Fabiane Mayra Ramos, disse que a palestra foi produtiva e que o papel do líder é fundamental para a tropa. “O líder é uma influência para seus pares.

Ele deve ser um exemplo, assim como o Comandante é para nós. Trabalhar sempre com honestidade, verdade e lealdade sempre estimulando os seus subordinados”, frisou.

Turma Pioneira

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu, nesta segunda-feira (20), cerca de 30 ex-alunos da primeira turma da EPCAR, a Turma Pioneira de 1949.

Também participaram da palestra os atuais alunos da EPCAR. O Oficial-General proferiu palestra para os pioneiros da aviação militar brasileira e apresentou as novas estruturas da Escola, a grade educacional, dentre outros aspectos. O Brigadeiro Bellintani ainda destacou a qualidade de ensino da EPCAR.

“Nossa Escola está preparada para formar os jovens do futuro e a presença hoje, dos ex-alunos, e da Turma Pioneira, confirma a certeza de que estamos na direção certa, tanto na formação profissional quanto na pessoal”, disse. Durante o encontro eles recordaram a chegada à cidade mineira, que foi marcada por um clima de festas e comemorações. A turma era composta por 201 jovens alunos que iniciavam a carreira na aviação militar.

Um dos ex-alunos da EPCAR, o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, contou suas experiências e relembrou os bons momentos vividos na Nascente do Poder Aéreo. “Iniciamos nossa aventura em um cenário muito diferente do atual. Hoje, ao ver as turmas da Escola, me sinto orgulhoso de ter feito parte da história e em poder transpassar alguns ensinamentos. Todas as vezes que visito a EPCAR vejo a instituição como um espaço mágico e encantador onde iniciei minha carreira, pela qual serei eternamente apaixonado”, descreve.

Os ex-alunos da Turma Pioneira receberam certificados dos alunos do primeiro ano, Esquadrão Sabre. Após o evento, os pioneiros participaram da parada diária no pátio de formaturas da EPCAR.

Eventos

No domingo (19) foi realizada a corrida alusiva aos 70 anos da Escola. O evento reuniu cerca de 400 participantes, entre civis e militares. Os corredores percorreram um trajeto de 7km, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade de Barbacena.

Para o dia 21 de maio, terça-feira, haverá a solenidade alusiva aos 70 anos da Escola, que será realizada no pátio de formaturas da Escola às 10h30, lançamento do selo comemorativo e a inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, que contará toda a história e transformações da EPCAR.

Vídeo homenageia os 70 anos da EPCAR

No dia 21 de maio deste ano, a Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR), em Barbacena (MG), celebra seus 70 anos de atividades. As comemorações já ocorrem desde a terça-feira (14) na Nascente do Poder Aéreo, incluindo encontros de ex-alunos e professores da unidade de ensino, confraternizações, palestras, apresentação da banda de música e eventos esportivos.

Com o apoio da Escola, a imprensa local da cidade mineira produziu um vídeo sobre as sete décadas de atividade da EPCAR, que prepara seus alunos para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
 

Fotos: Cabo Silva Lopes/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter