19 de Dezembro, 2018 - 10:30 ( Brasília )

Aviação

França encomenda mais três cargueiros A330 MRTT da Airbus


A Airbus Defence and Space recebeu uma encomenda firme da Agência Francesa de Suprimentos de Defesa (DGA) para mais três aviões cargueiros de transporte multimodal A330 MRTT. A aeronave, conhecida como Phénix pelo serviço militar francês, representa a terceira e última fase do contrato assinado pelo Ministério de Defesa da França em 2014, que previa a entrega de 12 A330 MRTTs.

As primeiras aeronaves da frota foram entregues oficialmente em outubro e o restante será entregue até o final de 2023, de acordo com o cronograma acelerado solicitado pelo governo francês.

Durante seu serviço pelo governo francês, o A330 MRTT fará uso de motores Trent 700 da Rolls-Royce e será equipado com uma combinação do Sistema Boom de Reabastecimento da Airbus (em inglês, Airbus Refuelling Boom System) e módulos de reabastecimento com mangueiras e drogue localizados embaixo da asa.

A aeronave será equipada de acordo com diferentes configurações, podendo transportar até 272 passageiros e também equipamentos para remoção médica, incluindo o módulo francês de tratamento intensivo conhecido como MORPHEE, capaz de transportar até dez pacientes além de 88 passageiros.

A aeronave A330 MRTT, que tem atuação em áreas de combate comprovada, já foi encomendada por 12 países diferentes, que pediram, no total, 60 aeronaves, das quais 34 já foram entregues.