14 de Dezembro, 2018 - 10:25 ( Brasília )

Aviação

Esquadrão Pelicano completa 61 anos e incorpora helicóptero Black Hawk


Ten Emília Maria E Capitão Landenberger

O 2°/10° Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano, celebrou 61 anos de criação numa cerimônia militar realizada na quinta-feira (06), na Ala 5, em Campo Grande (MS).

A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros. “Essa unidade tão comentada que é o Esquadrão Pelicano gera uma responsabilidade muito grande: a de que nós estamos aqui para salvar vidas.

E isso nos traz responsabilidade não só para com a Força Aérea, como também para com toda a população brasileira”, comentou o oficial-general. Durante a cerimônia foram homenageados militares com os títulos de Pelicano Honorário, Menção Homem-SAR, Destaque Operacional, Destaque Segurança de Voo e Graduado e Praça Padrão.



Ainda, foi realizada a incorporação do helicóptero H-60L Black Hawk ao Esquadrão Pelicano, sendo incluído o emblema do 2°/10° GAV nas portas da aeronave. Esse helicóptero passou a ser utilizado na missão do Esquadrão em substituição ao memorável H-1H.

“Aos 61 anos de existência e algumas trocas de sedes e de aeronaves, percebemos que não é o local onde trabalhamos, nem a aeronave que voamos que nos define, mas sim um sentimento único de união e de determinação na missão de salvar vidas, chamado Espírito SAR”, ressaltou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Luciano Marchiorato Dobignies.

A cerimônia foi finalizada com o desfile militar, que contou com a incorporação de ex-integrantes e amigos do 2°/10° GAV à tropa.