Caça F5 da FAB cai na rodovia Rio Santos, final da avenida Brasil no RJ

Um avião caça F5F da Força Aérea Brasileira (FAB) da ALA12 caiu no início da manhã desta quinta-feira na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.

O acidente ocorreu pouco antes das 8h00, durante um voo de instrução. – Foi necessária a ejeção dos pilotos. Segundo locais, os dois tripulantes conseguiram se ejetar da cabine, e, já foram resgatados por um helicóptero da FAB. A Aeronave caiu em uma região desabitada e não há informações de vítimas.

O mesmo acidente ocorreu também na Base Aérea de Santa Cruz em junho de 2016

No início da noite da terça-feira, 05 de julho de 2016, na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Ocorreu o acidente com a aeronave às 18h40, também durante um voo de instrução. Os dois pilotos que estavam na aeronave conseguiram se ejetar da cabine, e, com ajuda de um paraquedas, aterrissar em segurança.

A tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada.

O coronel-aviador da assessoria de Comunicação Social da FAB em Brasília, Rogelio Azevedo Ortiz, disse na ocasião que, após a detecção da falha, todos os procedimentos técnicos previstos foram tomados, mas como não foi possível reverter a situação.

– Foi necessária a ejeção dos pilotos.

Segundo Ortiz, a aeronave do acidente está em plenas condições de voo e a FAB espera mantê-la em operação por mais alguns anos.

– Com certeza, posso afirmar que todas as revisões estavam realizadas dentro do previsto. Equipes de investigação da Aeronáutica estão no local para apurar o que determinou o acidente – afirmou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter