DUBAI Air Show – + 91 Bi em Negócios

O penúltimo dia (15NOV), do Dubai Airshow viu dois mega contratos de compra de aeronaves tanto para a Airbus quanto para a Boeing, em um dos dias mais excitantes da história comercial da aviação recente.

AIRBUS 430 A320neo US $ 49,5 Bi

A Airbus revelou seu maior contrato na manhã – um acordo de US $ 49,5 bilhões com a Indigo Partners para comprar 430 aeronaves em sua família A320neo. O maior contrato em número de unidades da história da Airbus.

 

Com o pedido da Airbus, a Indigo Partners, um fundo de capital privado com sede nos EUA, dobrou sua ordem atual de 427 aeronaves da família A320. O fundo possui quatro companhias aéreas de baixo custo, entre as quais a nova frota será compartilhada da seguinte forma: Wizz Air (Hungria) 72 A320neo, 74 A321neo; Frontier Airlines (EUA) 100 A320neo, 34 A321neo; JetSMART (Chile) 56 A320neo, 14 A321neo e Volaris (México) 46 A320neo, 34 A321neo.

Diretorias da Airbus e Indigo Partners

Bill Franke, sócio-gerente da Indigo Partners, e um homem amplamente creditado com a criação do setor de transporte de baixo custo, disse: "Isso ressalta nossa visão otimista do potencial de crescimento de nossa família de companhias aéreas de baixo custo, bem como nossa confiança em a família A320neo como plataforma para esse crescimento ".

O mega acordo coloca a Indigo Partners entre os maiores clientes por número de aeronaves Airbus de um só corredor.

John Leahy, COO, Cliente, Airbus Commercial Aircraft, descreveu o acordo como "notável, e agradeceu sua equipe de vendas. Ele disse: "É gratificante que [este pedido] provém de um grupo de profissionais da linha aérea que conhecem nossos produtos, bem como os colaboradores da Indigo Partners. Estamos orgulhosos de aumentar as frotas de companhias aéreas [Indigo Partner] na América Latina, América do Norte e Europa com o avião de um só corredor que oferece os custos operacionais mais baixos, a cabine mais longa e a mais espaçosa. "

A crescente demanda por viagens aéreas impulsionará as vendas de aeronaves a mais de 34 mil em todo o mundo nos próximos 20 anos, de acordo com a previsão do mercado global da Airbus em 2017. Quase três quartos disso serão modelos de um único corredor, disse a empresa.

A maioria das aeronaves incluídas no pedido da Indigo Partners serão entregues após 2021, com detalhes referentes ao motor ainda indefinidos.

 

Boeing – 225 B737MAX US $ 27 Bi

Enquanto isso, a Boeing assinou um acordo de US $ 27 bilhões com o transportador flydubai para 225 aeronaves em sua família 737 MAX, o maior pedido de aviões de um único corredor – em número de aviões e valor total – de um transportador do Oriente Médio.

Mais tarde, na quarta-feira, 15 de novembro, o Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente da flydubai, assinou um acordo entre a Boeing e a flydubai para 225 Boeing 737 MAX, dizendo: "O pedido de hoje sublinha o sucesso da visão fundacional da flydubai em mudar a maneira como as pessoas viajam pela região. Em menos de uma década, a flydubai ampliou sua rede para 97 destinos em 44 países, transportando mais de 44 milhões de passageiros. Estamos ansiosos para a chegada da nova aeronave a partir de 2019 em apoio às nossas ambições futuras ".

A nova ordem da Boeing marca a terceira ordem colocada pela companhia aérea com o fabricante dos EUA em seus oito anos de história, seguindo de outras pessoas colocadas em 2008 e 2013. A nova safra de aeronaves será adicionada à frota flydubai a partir de 2019 . O acordo inclui um compromisso para 175 aviões MAX e direitos de compra para 50 MAXs adicionais. Mais de 50 dos primeiros 175 aviões serão 737 MAX 10s, lançados no início deste ano, e disse ter o custo mais baixo de assento-milha de qualquer avião de um único corredor. O resto da ordem compreende as aeronaves MAX 8 e MAX 9.

Outros Leasings

Tanto a Airbus quanto a Boeing também marcaram negócios de arrendamento com EgyptAir entre os negócios frenéticos de hoje.

 A empresa de leasing AerCap fornecerá 15 aeronaves Airbus A320neo para o transportador norte-africano, para entrega em 2020.

A AerCap também está por trás de um contrato de locação para fornecer o EgyptAir com seis aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner, que começarão a operar em 2019. A AerCap é o maior locador do mundo do Airbus A320neo; e o maior cliente do Boeing 787, com 116 em ordem e de propriedade.

Michele van Akelijen, diretor-gerente dos organizadores, Tarsus F & E LLC Oriente Médio, disse: "Os acordos memoráveis ??de hoje sublinham que o Dubai Airshow é o lugar onde a indústria global vem fazendo negócios. Essas promoções certamente são de tirar o fôlego em seu escopo e tamanho. O setor de aviação em rápido crescimento aqui em Dubai apóia mais de um quarto de milhão de empregos e contribui com mais de US $ 22 bilhões para a economia local – ou 19% do emprego total em Dubai e 28% do PIB da cidade. Esses números continuarão a crescer, dado todos os negócios que estamos vendo esta semana ".

EMIRATES decepciona Airbus e agrada Boeing

40 B787-10 US $ 15,1 bilhões e nenhum A380

A Emirates firmou um acordo de US $ 15,1 bilhões para 40 Boeing 787-10 Dreamliners. A Emirates já é a maior operadora de Boeing 777 do mundo e a companhia aérea será a primeira a receber o novo 777X em 2020.

Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e chefe executivo da companhia aérea Emirates e do Grupo, disse: "As encomendas da Emirates serão entregues a partir de 2022, levando a companhia até a década de 2030. Algumas delas serão substituições para que possamos manter uma frota jovem e eficiente, e outros irão impulsionar nosso futuro crescimento da rede. Nós vemos o 787 como um ótimo complemento para a nossa frota 777 e A380, proporcionando-nos mais flexibilidade para atender uma variedade de destinos à medida que desenvolvemos nossa rede global de rotas ".

"Sempre foi a estratégia da Emirates para investir na aeronave mais avançada e eficiente, e as ordens de hoje refletem isso. O anúncio de hoje também fala com nossa confiança no futuro da aviação nos Emirados Árabes Unidos e na região ".

O 787-10 Dreamliner é o membro mais novo e mais longo da família super eficiente 787. A Boeing diz que oferece 10% de combustível e emissões melhores do que as aeronaves competitivas no setor e cerca de 25% de melhor eficiência de combustível por assento e emissões do que a aeronave que está substituindo.

A Emirates também revelou o que significa "mudança de jogo" no mercado de viagens de primeira classe. A frota 777 atualizada com base em Dubai verificará a introdução das primeiras suítes privadas totalmente fechadas do mundo, descritas pelo presidente Sir Tim Clark como "um quarto de hotel de seis estrelas" no céu.

Inspirado pela Mercedes Benz, a nova cabine de primeira classe de seis suítes possui assentos de couro, painéis de controle de alta tecnologia, iluminação sintonizada ao humor do passageiro e portas do chão ao teto, bem como contatos com o serviço de bordo em tela, entrega de comida por portinholas para proteger a privacidade do cliente e janelas virtuais nas suítes centrais da configuração 1-1-1.

A primeira aeronave da frota, vou desde Seattle para o Dubai Airshow, começará a voar nas rotas de Bruxelas e Genebra da companhia aérea, com planos de expansão em toda a rede, assim que sete ou oito 777-300ERs remodelados na nova configuração. A nova configuração será adotada na frota da próxima geração 777x.

Circulava na feira o rumor de a AIRBUS não ofereceu garantias de que o A380 estará em produção daqui há 10 anos. O que teria custado ao menos o contrato de 10 aeronaves A380 com a Emirates.

Em primeiro plano o Embraer Phenom 100 usado na escola de pilotagem da Etihad

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter