PAMA LS finaliza Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo

PAMA LS / Tenente João Elias
 

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Minas Gerais, finalizou, na última quinta-feira (12/10), o Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo.

O curso capacitou profissionais para a prevenção, o salvamento e o combate a incêndio em aeronaves, habilitando bombeiros para atenderem situações emergenciais em aeródromos.

Supervisionado, coordenado e ministrado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) e pelo Pelotão Contraincêndio do PAMA LS, o objetivo foi operacionalizar ações de treinamento determinadas pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

O curso é composto por duas fases: a distância e presencial. Os alunos aprovados na primeira fase foram matriculados na seguinte. Cerca de cem militares se inscreveram para a fase inicial.

Desses, apenas 40 foram selecionados para a matrícula, sendo 29 do PAMA LS, cinco da Academia da Força Aérea (AFA), quatro do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) e dois bombeiros do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

A etapa presencial teve início em 11 de setembro, com duração de cinco semanas, ao longo das quais os alunos tiveram aulas teóricas acerca das atividades de contraincêndio, aliando instruções práticas de atendimento pré-hospitar, balizamento noturno de emergência, procedimentos aplicáveis em produtos perigosos, exercício de combate ao fogo em Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e exercício de combate ao fogo utilizando extintores de incêndio.

Ao final, houve um simulado de acidente aeronáutico com incêndio em aeronave. “É notável a iniciativa do ILA e dos demais colaboradores em proporcionar tal capacitação, com tamanha riqueza de conhecimentos, pois é extremamente importante que todos aqueles que trabalham em aeródromo estejam habilitados para salvar vidas e minimizar riscos”, disse o Soldado Samuel Soares de Oliveira, primeiro colocado do curso.

Fotos: PAMA LS / Agência Força Aérea – FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter