Profissionais da INFRAERO participam de Ciclo de Palestras no CGNA

Tenente Eduardo Silva / Tenente Felipe Bueno


O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Rio de Janeiro (RJ), recebeu controladores de tráfego aéreo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), pertencentes à Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) de Jacarepaguá (TAJR).

A visita, realizada na quinta-feira (14/09), teve como objetivo o aprofundamento em assuntos ligados às normas inerentes ao Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (Serviço ATFM).

Os controladores da INFRAERO, também conhecidos como profissionais de tráfego aéreo (PTA), sob a coordenação da gerente da TAJR, Andrea de Araujo Cavalcanti, foram recebidos pelo Chefe da Divisão Técnica do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, que deu as boas-vindas e enfatizou a importância do encontro.

Os visitantes receberam instrução sobre a missão da organização, as atividades regimentais, o Serviço ATFM e o processo de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), ministrada pelo Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Eduardo Araujo da Silva.

Quanto à normatização e às rotinas operacionais, o Chefe do Centro de Operações Táticas e Tomada de Decisões Colaborativas (COTDC), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Alexandre Rodrigues de Brito, falou acerca das atividades realizadas junto ao salão operacional.

“Como Gerente de Fluxo, ratifico a imprescindibilidade de termos essa interação. Assim como, para eles, há um ganho no tocante ao contato com as normas e procedimentos vigentes; para nós, é de grande valia conhecer o cenário operacional no qual eles atuam”, ressalta o Capitão Brito.

Após as palestras, todos puderam observar as ações provenientes de um CDM, em tempo real, no salão operacional. “A interação entre os órgãos é o início de qualquer trabalho conjunto.

Temos uma imensa satisfação em acompanhar de perto o gerenciamento das operações. O CGNA se apresenta muito além das nossas expectativas”, conclui a Coordenadora de Segurança Operacional da TAJR, Bárbara Sbruzzi Martignoni.

Fotos: Soldado Edvaldo/CGNA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter