BAE Systems continua com os testes do Paveway IV no Typhoon

 
Warton, Reino Unido — O primeiro lançamento de uma bomba teleguiada de precisão Paveway IV de um caça Typhoon, usando um sistema de aviônicos para a liberação segura da arma, foi realizado em um voo de teste, com duração de uma hora, sobre o Campo de Provas de Aberporth, no País de Gales. A integração do Paveway IV é prova do compromisso assumido pela empresa com o aperfeiçoamento e modernização da capacidade do Typhoon em seu papel de ataque terrestre, como parte do processo de Atualização da Capacidade Futura do Typhoon.
 
De acordo com o piloto de teste do Typhoon, Nat Makepeace, que estava no controle da aeronave de desenvolvimento IPA6: “Este teste foi um sucesso, comprovando que o sistema de aviônicos da aeronave é capaz de usar dados provenientes do sistema de posicionamento global (GPS), bem como informações de alvo fornecidas pela aeronave, no preparo de uma liberação. Todas as comunicações com a aeronave e a soltura segura da bomba transcorreram conforme planejado”.
 
Paveway IV é uma bomba teleguiada de alta precisão e exatidão, capaz de minimizar significativamente eventuais danos colaterais.  Seu custo é baixo e os pilotos do Typhoonpoderão contar com o que há de melhor em tecnologia de operações, em todas as condições meteorológicas, dia e noite.
 
O teste faz parte de um programa em andamento que visa integrar a bomba Paveway IV na aeronave, fundamentando-se nos testes ambientais e de lançamento, já realizados.
 
A bomba Paveway IV deverá ser fornecida ao Ministério da Defesa do Reino Unido no início de 2012, quando a Real Força Aérea (RAF) começará suas avaliações operacionais.
 
Este trabalho é mais uma demonstração da capacidade de integração de sistemas da equipe da BAE Systems para o Typhoon, essencial para seu desenvolvimento contínuo.  A equipe trabalha estreitamente com o Ministério da Defesa do Reino Unidos, os países do consórcio Eurofighter e a Raytheon neste programa de desenvolvimento.
 
Observações

Paveway™IV é uma arma teleguiada de última geração, selecionada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para seu Programa de Bomba Teleguiada de Precisão (PGB).  Em um ambiente em que o tempo de captura do alvo é fundamental para o sucesso da missão, a bomba Paveway™IV confere aos pilotos a última palavra em flexibilidade operacional. O guiamento em duplo modo, já comprovado em combate, associado à altura da explosão e à capacidade de penetração, reunidos em um só sistema de arma, torna possível que a decisão de engajamento no alvo seja feita bem em cima do ponto de liberação. 
 
A bomba Paveway™IV já foi integrada, com sucesso, nas aeronaves Harrier GR9/9A e Tornado GR4 e, seguindo um contrato, a bomba também está sendo integrada no Typhoon e na Aeronave de Combate Conjunta. Esta bomba ultrapassa as fronteiras das tradicionais armas teleguiadas a laser e também supera a gama das outras bombas concorrentes, teleguiadas por GPS. Sua excepcional zona de lançamento aumenta a eficácia das armas utilizadas e a sobrevivência da plataforma.
 
Fonte – BAE Systems

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter