Brigadeiro-do-ar Arnaldo Silva Lima Filho assume o comando da Ala 3

Tamires Souza – Diário de Canoas

A Ala 3 conta com novo comando. O brigadeiro do Ar, Arnaldo Silva Lima Filho, assumiu na segunda-feira (24) o novo posto, no lugar do major brigadeiro Ar, Jeferson Domingues de Freitas. A mudança ocorreu após Freitas ter encerrado o ciclo de dois anos no comando.

Ele participou da implantação da Ala 3, substituindo a Base Aérea de Canoas, após a reestruturação das Força Aérea Brasileira. “Assumi o comando em 2015, no período de reestruturação da FAB, para se tornar mais eficaz e sustentável”, ressaltou.

O novo comandante da Ala 3 é natural do Rio de Janeiro e iniciou a carreira militar em 24 de fevereiro de 1981. Lima Filho foi promovido a Brigadeiro do Ar em 31 de agosto de 2016 e antes de assumir a Ala 3, ocupou o cargo de chefe da Subchefia de Operações do Comando Geral de Operações Aéreas ( COMGAR).

Domingues, que deixa o posto seguirá carreira no Rio de Janeiro, como diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a partir do dia três de agosto. Até lá ele já terá atingido o mais alto posto do oficialato, de tenente-briadeiro do ar, após promoção prevista para 31 de julho.

A Ala 3 A Ala 3 é a nova unidade operacional do Comado da Aeronáutica, formada pela união das Organizações Militares desativadas: Quinto Comando Aéreo Regional (V-Comar), e Base Aérea de Canoas (Baco).

Foi a segunda ativada na Fab, de um total de 15, de acordo com o projeto de reestruturação da Força Aérea, para se tornar mais compacta e operacional. Na sede das instalações da Baco estão instaladas as unidades militares: Grupo de Segurança e Defesa, Grupo de Defesa Antiaéreo, esquadrões de aviação, transporte aéreo, comunicação e controle, controle do espaço aéreo de Canoas e grupo logístico.


Arte: DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter