17 de Março, 2017 - 10:20 ( Brasília )

Aviação

HFAG capacita militares para transporte de pacientes em aeronaves de asas rotativas

Iniciativa conjunta do Esquadrão Puma e HFAG padroniza procedimentos para Evacuação Aeromédica

Tenente Flávio Nishimori

Buscando padronizar e compartilhar procedimentos para transportar pacientes que necessitem de Evacuação Aeromédica (EVAM), o Esquadrão Puma (3º/8º GAV) e o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), sediados no Rio de Janeiro, desenvolveram um curso para oficiais médicos, oficiais e sargentos enfermeiros e tripulantes de aeronaves de resgate.

As atividades ocorreram no HFAG nos dias 8 e 9 de março, sob coordenação do Chefe da Emergência e da Aeromédica do Hospital, Major Médico Ney Franklin. O treinamento contou com a participação de instrutores do 3º/8º GAV e teve como alunos os médicos e enfermeiros intensivistas do HFAG e um oficial médico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Na instrução teórica foram abordados os princípios de fisiologia e segurança de voo, cuidados na abordagem da aeronave com o rotor ligado ou desligado, condutas a bordo, comunicação com a tripulação, procedimentos de emergência, indicações e contra indicações de transporte de pacientes.

O encerramento do curso foi no heliponto do HFAG com a atividade prática no helicóptero em solo e no ar. A instrução de segurança situacional e orientação em voo real contou com apoio de tripulantes do 3°/8° GAV.

“Todos se adaptaram muito bem à operacionalidade e atingiram os resultados esperados. Estão de parabéns pelo profissionalismo”, ressaltou o Major Franklin.