Nova Deli e Washington discutem proposta de produção de caças F-16 na Índia

A Lockheed Martin, empresa americana de defesa, diz que estão em curso conversações entre os governos dos Estados Unidos e da India sobre a sua proposta de fabricar aviões de combate F-16 no país asiático.

O chefe de desenvolvimento de negócios da Lockheed, Randall Howard, fez o comentário durante um show aéreo na cidade indiana de Bangalore. Tal comentário é feito numa altura em que se questiona se a proposta de produzir os caças na Índia não será contrária à oposição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto à transferência de empregos e fábricas para o estrangeiro.

O F-16, da Lockheed Martin; e o avião de caça Gripen, da Saab da Suécia, são os principais candidatos a um lucrativo contrato multibilionário de 200 a 250 jatos para a Força Aérea Indiana que as autoridades de Nova Deli deverão finalizar este ano.

A Índia insiste que qualquer empresa estrangeira adjudicatária terá de colaborar e fabricá-los no país com um parceiro local para impulsionar a sua base de produção doméstica de produção de equipamento de aviação. A aquisição faz parte de uma iniciativa indiana de aquisição de equipamento militar que poderá atingir 200 mil milhões de dólares em uma década.

Artigo relacionado:

Make in India – Exposição aérea é palco de confronto comercial [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter