76 anos da Força Aérea Brasileira

GABAER

No dia 20 de janeiro de 1941, em meio aos horrores da Segunda Grande Guerra, foi criado o Ministério da Aeronáutica. Desde então, os desafios fazem parte da nossa rotina e são encarados com profissionalismo, coragem e determinação.

Nossa trajetória é marcada não somente pela manutenção da soberania do espaço aéreo, mas também pelo generoso e incondicional apoio à população brasileira. Pessoas carentes, espalhadas pelos rincões do território nacional, aguardam esperançosas das asas da Força Aérea o alento para as suas dificuldades.

Dessa maneira, a Força Aérea contribuiu, e ainda contribui para levar a presença do Estado para regiões desassistidas, buscando garantir a igualdade de condições entre toda a população. Ofício de extrema relevância dentro do sistema democrático de direito que vivemos.

Nesse contexto, consolidamos a missão síntese da Força Aérea: “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.

Vale ressaltar que a transformação em curso na Força Aérea visa manter o pioneirismo que sempre nos caracterizou. Não podemos permitir que sejamos atacados pela inércia gerencial que nos levaria a um colapso no cumprimento da missão que nos foi atribuída pelo povo brasileiro.

Ademais, nada foi idealizado sem levar em consideração o legado dos nossos veteranos e as nossas origens. É imperioso zelar pelo sangue, lágrimas e suor de nossos antecessores na edificação de rica história que se confunde com a própria história do país.

Seguramente, as alterações que estão sendo implementadas impactam de alguma maneira na vida de todos nós. Todavia, é um equívoco sugerir que anseios individuais possam frear o necessário avanço da nossa Instituição.

Dessa forma, o que garante o sucesso do portfólio de reestruturação em andamento é justamente colocarmos o foco na contribuição individual. É contribuir para construir.

Todos nós devemos empregar nossas expertises, discutir e contribuir com soluções. Todos nós, independente de posto e graduação, devemos sentir como parte do sistema e contribuir para o seu aperfeiçoamento. Todos nós devemos ter plena consciência que a nossa contribuição de hoje vai reverberar ao longo das futuras gerações.

Portanto, externo minha profunda consideração a todos aqueles que, a despeito das adversidades e intempéries, mantiveram a serenidade e fazem valer o anseio de tornar a nossa Força Aérea ainda mais coesa e otimizada.

Neste momento de comemoração, manifesto, ainda, a mais sincera gratidão a cada um deste efetivo – homem e mulher, militar e civil – que muitas vezes em anônimos esforços formam o esteio fundamental para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira.

Parabéns integrantes de hoje e de ontem do Comando da Aeronáutica.


Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato
Comandante da Aeronáutica

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter