Encenação de Santos Dumont e homenagens marcam cerimônia do Dia da Força Aérea Brasileira

Na última sexta-feira (21), a Força Aérea Brasileira realizou cerimônia na Base Aérea de Brasília em comemoração ao Dia do Aviador (23 de outubro). A apresentação teatral, que uniu o passado e o presente da aviação, contou com a participação de pilotos da instituição.

Ao coronel Francisco Garonce, coube uma tarefa importante: representar o patrono da aviação brasileira, Santos Dumont. "Foi um momento muito especial, porque nós pudemos resgatar a história e apresentar uma perspectiva de futuro [para a aviação]", disse Garonce.

A apresentação em Brasília ainda contou com a participação do piloto Ramon Fórneas. Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) há 17 anos, ele teve o privilégio e a responsabilidade de ser o primeiro brasileiro a receber treinamento e a pilotar o novo caça Gripen, comprado de uma empresa sueca.

Para o piloto da FAB, ser aviador “é gratificante”, mas o 23 de outubro representa muito mais. Segundo ele, esse é o momento de homenagear civis, militares e instituições “que contribuem para o desenvolvimento da Força Aérea, para o desenvolvimento da defesa aérea do País”, e de lembrar o “feito de Santos Dumont.”

O curso para pilotar o novo caça Gripen, na Suécia, começou em dezembro de 2014 e durou quase seis meses. Primeiro, a parte teórica e, em seguida, a simulação de combates, pilotando um modelo do novo caça. “O nosso treinamento constituiu, basicamente, combates aéreos, a curtas distâncias, a distâncias maiores, 70, 80 quilômetros. E, ao final, nós fomos capacitados, homologados pilotos de defesa aérea na aeronave Gripen.”

Fórneas está na Aeronáutica desde 1999. Passou quatro anos na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP) e foi selecionado para ser piloto da aviação de caça. Atualmente, comanda uma aeronave F-5, que faz a defesa do espaço aéreo brasileiro. Esse mesmo modelo foi usado na defesa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Hoje, o capitão-aviador serve na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficarão os primeiros dos 36 caças Gripen que chegarem ao País, a partir de 2019.


Página especial homenageia principal data da FAB¹

23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência ao dia em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o voo do 14 Bis no Campo de Bagatelle, na França.

Para marcar a data, preparamos uma página especial com conteúdo variado em homenagem aos aviadores e a toda a Força Aérea Brasileira. Página reúne vídeos, fotos e textos.

Acesse:


Veja a mensagem do Comandante da Aeronáutica

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, homenageia  os aviadores e o efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

¹Com Agência Força Aérea

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter