Embraer fecha venda de 20 jatos executivos na China

A Embraer fechou acordo para vender até 20 jatos executivos para a chinesa Minsheng Financial Leasing, no que pode se transformar na primeira encomenda firme para a nova linha de produção da fabricante brasileira no país asiático.

O memorando de entendimentos assinado ontem entre a Embraer e a Minsheng estabelece que poderão ser jatos de toda a linha de produtos da fabricante na aviação executiva, com sete modelos diferentes. A expectativa é que todas as intenções de compra pela Minsheng sejam confirmadas nos próximos cinco anos, com entregas começando ainda em 2011, segundo comunicado da Embraer.

"O mercado de aviação da China, como um dos mais promissores do mundo, continua demonstrando a importância da aviação executiva em uma economia global. Estamos felizes com esta parceria com a Minsheng Financial Leasing para juntos promovermos o desenvolvimento do mercado de aviação executiva da China", disse, no comunicado, Ernest Edwards, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

A Embraer acertou em abril a continuidade de sua fábrica na cidade chinesa de Harbin, na província de Heilongjiang, adaptando a unidade para montagem dos jatos executivos Legacy 600 e 650.

A joint venture chinesa da Embraer com a estatal Avic, criada em dezembro de 2002, produzia o avião comercial ERJ-145, de 50 assentos. Com a entrega do último ERJ-145 na carteira de pedidos na China há alguns meses, existia o risco de que a fábrica encerrasse suas operações.

Concorrência local. A Embraer queria instalar na China uma linha de montagem para a aeronave Embraer 190, de 100 passageiros, mas a ideia enfrentou resistência do governo local, que está desenvolvendo um jato regional similar.

Além do Legacy 600 e do recém-lançado Legacy 650, a Embraer tem, na aviação executiva, os modelos Legacy 450, Legacy 500, Phenom 100, Phenom 300 e Lineage 1000 em seu portfólio.

A Minsheng Financial Leasing – subsidiária do China Minsheng Banking – é uma das maiores empresas chinesas de leasing de aeronaves executivas. A equipe de vendas da Embraer já está oferecendo a potenciais clientes aviões Legacy para serem montados na China, disse à Reuters em meados de junho o presidente executivo da fabricante, Frederico Curado.

Segundo ele, a adaptação da fábrica na China ainda depende de aprovações finais que devem sair nos próximos meses. "Estamos caminhando com os sócios para preparar os treinamentos (dos funcionários) e o ferramental. Está caminhando bem", disse o executivo à época.

REUTERS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter