Biden diz que EUA vão entregar a Israel novos jatos F-35

O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, prometeu entregar a Israel caças avançados para ajudar o país a manter sua vantagem militar no Oriente Médio e afirmou que qualquer acordo nuclear com o Irã garantirá a segurança israelense.

Como a Casa Branca tenta aliviar as tensões com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Biden afirmou durante uma celebração do Dia da Independência de Israel que os Estados Unidos entregarão novos jatos F-35 ao seu aliado no ano que vem.

Prometendo que os EUA irão garantir que Israel mantenha sua "vantagem qualitativa", Biden disse a uma plateia pró-Israel: "No ano que vem vamos entregar a Israel o jato Joint Strike F-35, o nosso melhor, tornando Israel o único país do Oriente Médio a ter esta aeronave de quinta geração".

A significativa participação de Biden num evento organizado pela Embaixada de Israel foi o mais recente sinal dos esforços da Casa Branca para diminuir a temperatura após um período de acrimônia entre o presidente norte-americano, Barack Obama, e Netanyahu sobre as negociações nucleares com o Irã e a diplomacia no Oriente Médio.

As relações ficaram gravemente desgastadas no início do mês passado quando Netanyahu aceitou um convite dos republicanos para discursar ao Congresso dos Estados Unidos, onde protestou contra a tentativa de Obama de chegar a um acordo nuclear com o Irã.

Biden procurou tranquilizar o público sobre o compromisso do governo Obama de fechar um acordo nuclear definitivo com o Irã que mantenha a segurança de Israel.

Ele insistiu que não haveria "acordo algum" a menos que o Irã concorde com as rigorosas inspeções internacionais. "Se o Irã trapacear", disse ele, os EUA mantêm todas as opções "sobre a mesa".

Falando sobre a relação EUA-Israel, Biden reconheceu que "nós tivemos nossas diferenças", mas acrescentou que "nós protegemos uns aos outros".

Israel comprou 19 caças do modelo F-35 em 2010 por 2,75 bilhões de dólares e assinou um contrato em fevereiro para adquirir um adicional de 14 caças da Lockheed Martin Corp por cerca 3 bilhões de dólares.

Os primeiros dois caças F-35 de Israel vão chegar até o fim de 2016, com entregas programadas para serem concluídas até 2021, afirmou o Ministério da Defesa israelense em fevereiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter