Mais de 400 alunos e recrutas participam de exercício de campanha na EPCAR

Mais de 400 alunos do segundo e terceiro ano e futuros soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de exercícios de campanha organizados pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). Ao longo de 15 dias, eles participaram de instruções em ambiente operacional, com o objetivo de serem capacitados para enfrentar situações reais em ambiente hostil.

Oficinas de rapel, transposição de obstáculos, patrulha, técnicas de sobrevivência, primeiros socorros e transporte de feridos fizeram parte do programa. Todos participaram de aulas teóricas e práticas relativas a explosivos e armadilhas, incluindo manuseio de artefatos, nós e amarrações, além de técnicas de orientação diurna e noturna.

Os 159 alunos do segundo esquadrão, equivalente ao segundo ano do ensino médio, realizaram instrução de tomada de pista e estabelecimento de perímetro de segurança para o pouso de aeronave. O avião de transporte C-105 Amazonas, do Esquadrão Onça (1º/15º GAV), foi empregado para o exercício de embarque e desembarque com os motores ligados.

Para o Chefe da Seção de Instrução Militar da EPCAR, Capitão-Aviador Erik Martins Soares Zeca, as simulações são importantes para preparar o futuro cadete da Academia da Força Aérea (AFA). "Oportunidades como esta preparam os jovens para o que vão enfrentar no Curso de Formação de Oficial Aviador”, ressalta o Capitão.

Já os 181 alunos do terceiro esquadrão, equivalente ao terceiro ano do ensino médio, realizaram exfiltração de ambiente hostil com helicóptero H-34 Super Puma, do Esquadrão Puma (3º/8º GAV). A experiência teve sensação de operação real. “Tivemos oportunidade de executar algumas atividades que nós vemos em filmes, como rapel, pista de cordas e obstáculos", afirma o Aluno Caio Marcus Rodrigues da Silva.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter