Aviação militar reúne Elos-Sipaer em Salvador

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) coordenará o segundo Encontro de Elos-Sipaer militares, de 2 a 4 de abril, na cidade de Salvador-BA. O evento, promovido pelo Comando da Aeronáutica, reunirá cerca de 180 profissionais da Marinha, Exército e Aeronáutica.
 
O objetivo é fomentar a prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito das aviações militares de bases e unidades aéreas, com foco na exposição de novos métodos e revisão de práticas de segurança de voo já consagradas. Além disso, também visa despertar o interesse em temas da fronteira do conhecimento de prevenção para melhor contribuir no aprimoraramento da segurança de operações militares.
 
Para o coordenador do encontro, Tenente-coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, a complexidade do evento envolve o deslocamento de pessoas de várias regiões do Brasil, o que demanda um planejamento criterioso em relação ao apoio logístico em transporte, hospedagem e alimentação. "Esse esforço é recompensado pelo investimento que representa a assimilação da informação técnico-especializada em segurança de voo, a qual reverte em economia de meios e preservação de vidas humanas," explicou o coordenador.
 
Na pauta do encontro serão discutidos temas como o gerenciamento do risco, prevenção de acidente aeronáutico em relação aos aspectos médicos, fadiga em voo, a influência de fatores organizacionais no acidente aéreo, panorama estatístico da aviação da Força Aérea Brasileira (FAB), o fabricante Embraer no apoio às investigações da aviação de defesa e outros. Participam investigadores e Oficiais de Segurança de Voo das três Forças.
 
O primeiro Encontro de Elos-Sipaer militares também foi realizado na Bahia e aconteceu em dezembro de 2011. Na época, o destaque ficou por conta da necessidade de maior interação entre o CENIPA e as organizações militares do Comando da Aeronáutica em prol da segurança de voo na aviação militar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter