Base Aérea de Canoas realiza passagem de comando de suas unidades

O Esquadrão Aranha (2º/1º GCC) recebeu novo comandante no dia 13 de janeiro, em cerimônia militar presidida pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro Roberto Carvalho, e realizada na Base Aérea de Canoas (BACO). O evento oficializou a passagem de comando do Esquadrão do Major Aviador Cyro Andre Cruz para o Major Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira.
 
Em suas palavras de despedida, o Major Cyro ressaltou a importância do Esquadrão para o Brasil e para a Força Aérea Brasileira. “As participações diretas do Esquadrão Aranha na segurança do espaço aéreo durante grandes eventos, como a conferência Rio+20 e a Copa das Confederações, e na condução de operações de grande porte, dentre estas, a FAEX e a CRUZEX FLIGHT, ratificaram o 2º/1º GCC como uma unidade de alto valor estratégico para o nosso país”, finalizou o militar.
 
O novo Comandante do 2º/1º GCC, Major Arrais, é natural da cidade de São Paulo e possui em torno de 2.400 horas de voo, das quais, mais de mil horas em aeronaves F-5. Dentre seus cargos, foi Chefe das Seções de Doutrina, Pessoal e Operações do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV) e Subcomandante da Base Aérea de Canoas. 
 
No dia 14 de janeiro, foi a vez dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA) e Canoas (DTCEA-CO) receberem seus novos comandantes. A cerimônia militar de passagem de comando também aconteceu na BACO e foi presidida pelo Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).  Grupamento DTCEA-PA  S2 CORBETTI
 
A solenidade oficializou a chegada do Major Aviador Cyro André Cruz, que agora assume o DTCEA-PA no lugar do Tenente-Coronel Aviador Edmar Ferreira da Silva, e do Capitão João Luis Coelho da Silva, que recebeu o Comando do DTCEA-CO do Capitão Júlio Cesar de Souza.
 
O Major Cyro é natural da cidade de Niterói (RJ) e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2010. Possui mais de 2000 horas de voo e seu último cargo foi o de Comandante do Esquadrão Aranha (2º/1º GCC). Já o Capitão Coelho é natural de Porto Alegre (RS) e foi promovido ao atual posto em 25 de dezembro de 2012. Seu último cargo foi de comandante do DTCEA de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter