Nota DefesaNet
Nos anos 80, famoso projetista americano Bert Rutan desenvolveu uma aeronave "low-cost", que na época de Guerra Fria e de alta performance das plataformas, e com o conceito de mais e mais capacidades, foi convenientemente congelado. Agora a empresa Textron (proprietária da CESSNA e BELL Helicopters) lança o SCORPION, em uma nova realidade orçamentária e operacional das Forças militares americanas. Conseguirá sobreviver à burocracia do Pentágono? O Editor |
A aeronave Scorpion da TextronAirLand desenvolvida para as missões de “Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR)/Strike”, completou seu voo inaugural na quinta-feira (12Dez). A Textron AirLand, é uma joint venture entre as empresas Textron Inc. e AirLand Enterprises.
O primeiro voo do Scorpion é um importante evento do Projeto Scorpion.
A aeronave decolou da Base Aérea McConnell da USAF, Wichita, Kansas, e realizou uma série de manobras em um voo de 1,4 hora. O voo de hoje marca o mais rápido desenvolvimento mais rápido de uma aeronave tática a jato construída nos Estados Unidos, de seu estudo de conceito até o primeiro voo em menos de 24 meses.
“Quando este projeto começo à dois anos atrás,nós estávamos confiantes em oferecer uma aeronave tática versátil e com um custo razoável baseando-se em tecnologias e melhores práticas da aviação comercial. O voo de hoje atendeu à todas nossas expectativas e mantém nossa meta na certificação e produção”, foi o comentário de Scott Donnelly, CEo da Textron
A tripulação do Scorpio emseu primeiro voo tinha como piloto Dan Hinson, engenheiro e piloto de teste com mais de 5.000 horas de voo, em 79 aeronaves diferentes e como copiloto David Sitz.
“O voo transcorreu como o planejado,” afirmou Hinson. “Tendo voado muitas aeronaves em meus 23 anos na US Navy e com muitos fabricantes,eu posso dizer que o Scorpion tem o comportamento muito favorável como as aeronaves mais caras empregadas em missões “ low-threat “. O Scorpion demonstrou um excelente estabilidade e resposta atendendo a todos os parâmetros previstos para as manobras de hoje–e tornar-se-á um aeronave capaz nas missões ISR e “homeland security”, completou Hinson.
O Projeto Scorpion foi s anunciado em Setembro de 2013, como uma aeronave de demonstração projetada para enfrentar as restrições orçamentárias e a mudança dos requisitos de operação do Departamento de Defesa Americano e de outras nações parceiras.
Impulsionado por duas turbinas com uma potência de 8.000 libras de empuxo, o Scorpion transiciona facilmente entre baixa velocidade e velocidade supersônica necessária para diversas missões , guerra irregular, controle de fronteiras,vigilância marítima, contra o narcotráfico e operações de defesa aérea.
O Scorpion tem uma velocidade de cruzeiro 810km/h,com uma autonomia de voo de 4320 km. A aeronave carrega uma carga interna de 1.500kg e armas de precisão sob as asas.